A tecnologia sempre transforma as necessidades do dia a dia, e atualmente, temos diversas ferramentas que tornam as rotinas mais ágeis e otimizam tempo de produção. O design thinking é um método que desenvolve muitas dessas soluções, sempre pensando nas necessidades das pessoas – a aplicação do design thinking na saúde também serve para otimizar e atender as necessidades dos pacientes!
“O método incentiva a pensar como um designer, a pensar nas necessidades e experiências do cliente. Essa metodologia foca na solução, e não no problema!”, explica o Dr. Kaio Bin, médico e vice-diretor do PROAHSA, o Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde.
Antes de aplicar o design thinking na saúde, é necessário colocar em prática os princípios básicos da metodologia. “O método pratica a empatia por meio da imersão da necessidade do paciente, imagina a solução sem esquecer a necessidade do indivíduo, e depois coloca em prática essa solução – esses são os princípios básicos do design thinking”, orienta Dr. Kaio Bin.
Design thinking na saúde na prática
As filas de espera, a demora no preenchimento de ficha e para receber o atendimento médico são sempre motivos de caos em unidades de saúde. Frente a essa alta demanda de pacientes, o design thinking na saúde surge como uma solução para otimizar tempo – um benefício para os pacientes e até mesmo para os profissionais que atuam nos complexos hospitalares.
“Pensamos em uma série de coisas que o sistema era capaz de fazer sozinho, como digitar os dados cadastrais do paciente, que normalmente já existe no prontuário. Neste caso, conseguimos otimizar a fila de espera para atendimento”, conta o Dr. Kaio Bin.
O método do design thinking pode ser aplicado não apenas no SUS, mas também em qualquer rede privada de hospital ou clínica. Basta analisar quais são as necessidades do paciente e dos profissionais da saúde, pensar em formas de otimizar o problema e colocar as soluções em prática. Com o tempo, essas ferramentas podem ser cada vez mais aperfeiçoadas para que a agilidade e o atendimento de excelência virem uma rotina.
Capacitação em design thinking otimiza o ambiente hospitalar
Como o Dr. Kaio Bin reforça, o objetivo do design thinking não é encontrar o problema, mas sim a solução para a necessidade do cliente – na área da saúde, isso se aplica ao paciente. O pensamento colaborativo desses profissionais que buscam a melhor solução ajuda a criar métodos que otimizam e melhoram a experiência do paciente. “Ter em mãos as ferramentas ágeis diminui o tempo de espera do paciente, por exemplo, e faz com que ele se sinta melhor acolhido”, reforça o doutor.
Coordenado pelo Dr. Kaio Bin, o curso de Design Thinking e Storyboard – Prototipação de Projetos na área da Saúde oferecido pelo HCX capacita o profissional para que ele consiga colocar o método em ação por meio dos princípios básicos – imersão, ideação e prototipação. Acesse o site e confira mais detalhes!