Quais os efeitos do canabidiol no cérebro?

os efeitos do canabidiol no cérebro

Em um ano, houve um aumento de 93% na importação de produtos derivados de cannabis no Brasil, o que inclui o canabidiol (CBD). Mas, afinal, quais os efeitos do canabidiol no cérebro? Existem efeitos colaterais? Entenda estas e outras questões neste blog especial.

Vale lembrar que o canabidiol é uma das 400 substâncias produzidas pela maconha e, ao contrário do uso recreativo, não causa ação alucinógena ou efeitos colaterais severos. 

De forma geral, podemos dizer que os efeitos do canabidiol no cérebro se dão na interação do sistema endocanabinoide, influenciando no controle de atividades do cérebro. Entre os benefícios possíveis estão a proteção de células cerebrais (neuroproteção) e plasticidade neural.

“A concepção desse sistema se iniciou na década de 1950, mas sua descrição mais precisa começou a se desenvolver a partir dos anos 80”, explica o Dr. Renato Anghinah, Professor Livre-Docente da FMUSP e neurologista no HCFMUSP.

O especialista esclarece que a ação da substância no cérebro não cura doenças, mas promove mais qualidade de vida. Neste cenário, há uma série de condições com evidências já comprovadas.

A indicação com mais embasamento científico é para epilepsia, além do tratamento coadjuvante do autismo e dor neuropática. “Além dessas três indicações, nós temos outras que vão se fortalecendo cada vez mais do ponto de vista científico, que são: ansiedade, alguns tipos de distúrbio de sono e dores crônicas, com um pouquinho menos de força”, menciona o neurologista. Há registros também de tratamentos para a agitação ao fim do dia em pacientes com demência, conhecida como síndrome do pôr do sol. 

Quem pode usar canabidiol?

Esclarecidos os efeitos do canabidiol no cérebro, vale pontuar quem pode usar a substância. Primeiro, os pacientes precisam ser diagnosticados com uma das doenças listadas acima e buscar orientação de um médico qualificado, que poderá prescrever o medicamento.

Depois disso, é necessário o cadastro na Anvisa, segundo a Resolução RDC Nº 660, de 30 de março de 2022 (confira o vídeo explicativo disponibilizado pelo órgão). O paciente terá o consentimento de exportação do medicamento necessário por seis meses. E também já disponível em farmácias no Brasil.

Quais os efeitos colaterais do canabidiol?

Como qualquer medicamento, o canabidiol pode produzir efeitos colaterais. No entanto, esses efeitos geralmente não são graves e incluem sintomas como sonolência, tontura, mal-estar generalizado, diarreia e tremores. O especialista poderá alterar as doses conforme a resposta do organismo.

Como é feita a dosagem do canabidiol?

Os efeitos do canabidiol no cérebro devem ser percebidos à medida que o tratamento avança, sendo a dosagem ideal aquela indicada pelo especialista. 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) menciona, na Resolução Nº 2133/2014, que o tratamento inicial pode partir de 2,5mg/kg/dia, por via oral, divididos em duas doses diárias. A quantidade pode ser aumentada progressivamente até, no máximo, 25mg/kg/dia, também dividida em duas doses, com um período mínimo de cinco semanas a partir do início do tratamento. O protocolo serve para “determinar a dose ideal com garantia de segurança e tolerabilidade”.

Curso para entender e se tornar apto a prescrever o canabidiol

Compreender os efeitos do canabidiol no cérebro e seu potencial de tratamento de diversas doenças é fundamental para oferecer melhor qualidade de vida e prognósticos mais favoráveis. 

Mantendo sua tradição e pioneirismo, O HCX Fmusp oferece um curso, produzido por médicos, apoiado na Medicina Baseada em Evidências – o Curso de Medicina Canabinoide. Na modalidade EAD, o aluno pode realizar o curso em até seis meses após a compra. 

Entre as abordagens do curso, estão: 

  • Diferenças entre as espécies de plantas que originam os compostos para uso terapêutico;
  • Bases fisiológicas, farmacológicas e mecanismos de ação do sistema endocanabinoide; 
  • Diferenças entre os tipos de compostos existentes no mercado e sua real indicação terapêutica;  
  • Aula de dosagem e prescrição;
  • Manejo posológico dos compostos.

O curso permite que o aluno compreenda todos os aspectos da Medicina Canabinoide, de maneira a usar mais essa ferramenta em sua prática clínica para promover bem-estar. Converse com um de nossos consultores e saiba mais!