5 dúvidas sobre pós-graduação a distância

Pós-graduação a distância

O HCX Fmusp recebeu autorização do Ministério da Educação para ofertar cursos de pós-graduação a distância. Agora os alunos podem contar com comodidade, flexibilidade e economia na hora de se especializar.

A pandemia do novo coronavírus potencializou a prática, que vem crescendo com o passar dos anos. A Educação a Distância (EAD) promove autonomia na hora dos estudos e tem sido a preferência dos alunos que não querem parar de estudar, mesmo em tempos de incertezas e distanciamento social.

Quais as vantagens da pós-graduação a distância?

A modalidade EAD permite ao aluno estudar de qualquer lugar – e esse é o objetivo das especializações a distância: possibilitar que não somente pessoas de determinado local possam estudar na instituição, mas também interessados de todo o Brasil, da América Latina e de qualquer outro país. Para que isso seja possível, existe a Apostila de Haia, documentação de reconhecimento e validação do curso no exterior.

Apesar da procura por cursos a distância ter crescido em mais de 130% em 2020, segundo o Google, a modalidade ainda gera dúvidas. A seguir, esclarecemos os principais questionamentos sobre o assunto.

  • 1) Como é o diploma de pós-graduação a distância?

Ao concluir toda a carga horária e atingir a média necessária nas avaliações, o aluno recebe o certificado de conclusão da pós-graduação. Ele é válido em todo território brasileiro, tem um código de autenticidade, é reconhecido pelo MEC e tem o mesmo valor do presencial!

  • 2) As aulas ficam gravadas?

As aulas são síncronas e assíncronas, ou seja, acontecem em tempo real, mas também ficam gravadas, de forma que quem perde as aulas ao vivo pode assistir depois – uma das várias vantagens do EAD.

O aluno pode assistir ao vídeo quantas vezes quiser, a qualquer momento do dia e em qualquer dispositivo com acesso à internet. Os estudantes também têm acesso irrestrito aos materiais complementares disponibilizados pelos docentes. 

  • 3) Qual o tempo ideal para estudar por semana? 

Depende do curso escolhido – o recomendado é separar ao menos duas horas por semana para investir em sua educação na pós-graduação a distância.

Entre as atividades semanais, estão: assistir aos vídeos, estudar o material complementar, participar dos fóruns de discussão para enriquecer o conhecimento, além de um tempo para realizar as atividades propostas no ambiente virtual – lembrando que elas se adaptam ao seu horário livre.

Vale lembrar que existem cursos híbridos, no qual o estudante realiza atividades práticas presencialmente, além da carga horária online – portanto o tempo de dedicação semanal pode variar conforme a modalidade.

  • 4) Tem como fazer mestrado a distância?

Existem dois tipos de pós-graduação no Brasil, e ambos podem ser feitos por EAD: a lato sensu, que abrange os cursos de especialização e MBA; e a pós stricto sensu, que engloba o mestrado e o doutorado, com o mesmo valor do curso presencial. As duas modalidades contemplam cursos nas mais variadas áreas. 

  • 5) Pós-graduação a distância é mais fácil do que curso presencial?

Engane-se quem pensa que só por ser EAD, o curso será menos exigente com o aluno. A pós-graduação a distância tem a mesma grade curricular e carga horária do que o curso presencial, e exige avaliações, atividades e frequência mínima – ou seja, é completa.

Portanto, o discente precisa de organização, compromisso e empenho como em qualquer outro curso. A facilidade para o aluno de EAD está na autonomia para participar das aulas e na flexibilidade de horários e movimentação.

O HCX conta com uma grande variedade de cursos a distância na área da saúde nas áreas Médica, Multiprofissional e Técnica, e agora passa a se credenciar para a oferta de pós EAD. Os cursos de especialização vão ser ofertados a partir do segundo semestre de 2021.

Tire suas dúvidas sobre a modalidade de educação a distância e acompanhe o site do HCX para ficar por dentro das novidades.