Centro de Treinamento em Emergências

Treinamentos práticos de habilidades e técnicas comportamentais em situações de emergência são fundamentais para garantir a segurança e qualidade no desempenho dos profissionais de saúde. O Centro de Treinamento em Emergências do HCX apresenta uma metodologia inovadora apoiada por instrutores experientes.

Nossos treinamentos são focados em qualificar médicos e profissionais de saúde, tanto de instituições públicas como de privadas, com ênfase na segurança do paciente e eficiência dos procedimentos. Os cursos possuem reconhecimento internacional e respaldo do maior complexo hospitalar da América Latina.

A simulação realística reproduz na prática os procedimentos de diversas áreas, como trauma, urgências, emergências cardiovasculares, anestesia e terapia intensiva. Para isso, são usados robôs e simuladores reais de pacientes. Os atores participam, principalmente, em treinamentos comportamentais, simulando situações vivenciadas no dia a dia e na relação com os pacientes. Tudo isso em um ambiente participativo e interativo, que proporciona uma experiência transformadora.

Em média, são formadas cerca de 6 mil pessoas por ano no Centro de Treinamento em Emergências do HCX. É um espaço aberto e à espera de todos os profissionais e instituições de ensino que desejam fazer a diferença na segurança do paciente e em eventos adversos.

Médicos

ATLS, PHTLS, ACLS, PALS e BLS

Multiprofissional

PHTLS, ACLS, PALS, BLS e Primeiros Socorros RCP/DEA

As atividades de simulação realística do HCFMUSP tiveram início no fim da década de 1980. Foi quando o Professor Emérito, Dr. Dario Birolini, trouxe ao Brasil o curso Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS), em parceria com o Colégio Americano de Cirurgiões (ACS). Pioneiro no país, o programa oferece aos médicos um método seguro e prático para o tratamento imediato do paciente traumatizado.

Foi introduzido no Brasil, em 1997, o PHTLS, treinamento voltado aos profissionais envolvidos diretamente no atendimento pré-hospitalar ao traumatizado, como bombeiros, socorristas e acadêmicos da área da saúde. O curso tem a chancela da ACS e da Associação Nacional dos Técnicos em Emergências Médicas (NAEMT, na sigla em inglês).

No ano de 1999, a divisão clínica do Instituto do Coração (InCor), passou a oferecer treinamentos básicos e avançados em emergências cardiovasculares. Os cursos surgem com a premissa de capacitar profissionais da saúde e o público em geral no reconhecimento e tomada de decisão em casos de parada cardiorrespiratória.

Desde 2003, o InCor é credenciamento oficialmente para ministrar os cursos e treinamentos desenvolvidos pela American Heart Association (AHA).

Em 2008, foi assinado contrato com a Companhia de Trens de São Paulo (Metrô e CPTM), com objetivo de capacitar, formar e atualizar o conhecimento em primeiros socorros dos colaboradores. Com isso, o InCor passou a ter o primeiro programa de acesso público à desfibrilação da América Latina.

A partir de 2018, todos os cursos de trauma credenciados pelo Colégio Americano de Cirurgiões passaram a ser realizados na Escola de Educação Permanente, hoje HCX Fmusp. Um ano depois, a instituição passou a centralizar os treinamentos de Emergências Cardiovasculares credenciados pela AHA, tornando-se responsável pelo planejamento e execução de todas as atividades.

Ao longo da história, o Centro de Treinamento em Emergências do HCX Fmusp se consolidou como referência nacional em emergências clínicas, cardiovasculares e de trauma. Um reconhecimento obtido por entidades internacionais e comprovado pelo mercado e milhares de profissionais de saúde treinados.

  • Metodologia Inovadora
  • Simulação prática de casos reais
  • Troca de experiência entre profissionais da área
  • Prática no maior Complexo Hospital da América Latina
  • Reconhecimento e Certificado Internacional

HCX Fmusp
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – Cerqueira Cesar – SP
Tel.: (11) 2661-7062 | (11) 2661-7002
E-mail: [email protected]

Bem-vindo ao Fale Conosco

Para que possamos melhor responder-lhe, por favor, preencha o formulário abaixo.

Selecione uma das opções abaixo: