5 Motivos para fazer uma Pós-Graduação em Fisioterapia

Aluno de Pós graduação em Fisioterapia orientando paciente

O aumento da competitividade e as exigências do mercado de trabalho têm feito crescer a procura por cursos de especialização. Entre 2016 e 2021, houve alta de 98% no número de alunos de pós-graduação no Brasil, segundo estudo realizado pela SEMESP. Entre os fisioterapeutas, não é diferente. A Pós-graduação em Fisioterapia é um caminho para quem deseja se qualificar e ter um diferencial na carreira.

No Brasil, os fisioterapeutas vêm ganhando espaço e destaque em diversas áreas, que vão desde a promoção da saúde até a reabilitação e inclusão social. Diante disso, só tem a ganhar quem investe em conhecimento. Por isso, listamos 5 motivos para se especializar na área.

Mercado em alta

A Fisioterapia segue uma tendência de alta na demanda por profissionais especializados. Um cenário ampliado pela pandemia de Covid-19. Nesse período, a saúde ficou em evidência, exigindo capacitação e preparo no combate à doença. Só em 2020, houve alta de 1.000% na busca por fisioterapeutas com pós-graduação, como apontou uma pesquisa feita pela Catho.

Como centro de referência nacional em saúde e educação, o Hospital das Clínicas sentiu de perto o reflexo dessa nova realidade. No processo seletivo do 1º semestre de 2021, houve alta de 28% no número de alunos matriculados nos cursos de Pós-graduação em Fisioterapia, em comparação com o ano anterior.

Alguns dos cursos mais procurados atualmente são: Fisioterapia em UTI e Emergência, Fisioterapia em Reabilitação Funcional das Disfunções Musculoesqueléticas e Fisioterapia Esportiva.

Crescimento profissional

A especialização agrega conhecimento técnico e científico ao profissional. É uma oportunidade de aprender novos conceitos, condutas e práticas. O aluno adquire uma visão crítica, capaz de evoluir e modificar o ambiente de trabalho. Com isso, tende a ser mais valorizado.

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o salário de profissionais especialistas pode ser até 66% maior, em relação aos profissionais que possuem apenas o diploma de graduação. Quem opta por uma especialização, também planeja o futuro.

Ser um especialista em Fisioterapia

Atualmente, existem 16 especialidades reconhecidas pelo COFFITO, o Conselho regulador da Fisioterapia. Com tantas áreas, a pós-graduação é um caminho para quem deseja se aprofundar em assuntos que são do seu interesse ou com os quais possui mais afinidade.

Dessa forma, quem opta por estudar Fisioterapia em Neurologia se torna um especialista em terapias das disfunções do sistema nervoso. O aluno de Fisioterapia Cardiorrespiratória em UTI, por outro lado, obtém conhecimento para dar assistência a pacientes com doenças cardíacas em unidades de internação.

Com uma dose certa de teoria aliada à prática, os cursos proporcionam um diferencial competitivo na carreira. Ajudam a formar profissionais que farão a diferença na área, seja no mercado ou no mundo acadêmico, para quem escolhe continuar no mestrado e doutorado.

Networking

Num mundo hiperconectado, ter uma rede de contatos é essencial para o processo de aprendizado e na hora de conseguir as melhores oportunidades. Na especialização, o aluno tem contato direto com outros profissionais com interesses parecidos. Ter networking pode trazer visibilidade e ajudar a se destacar no mercado.

Nos cursos de Pós em Fisioterapia do HCFMUSP, o ambiente é ainda mais dinâmico e rico. Quem estuda no maior hospital da América Latina cria conexões com professores que são referência no país e no exterior. Aprender com os melhores, com certeza, pode contribuir para se tornar um deles no futuro.

Fisioterapia na prática

Aprender a colocar a “mão na massa” é uma das principais motivações na hora de fazer uma especialização. E isso vale também para os fisioterapeutas. Afinal, o aluno consegue rever conceitos, abordagens e treinar procedimentos do dia a dia de trabalho.

Só no curso de Fisioterapia Cardiorrespiratória nas Unidades de Internação do HC, são 1.560 horas de prática supervisionada no Instituto do Coração (InCor). É um modelo de aprendizado que conduz o aluno até a excelência profissional.

São muitos os motivos para fazer uma Pós em Fisioterapia. Quem trilha esse caminho, só tem a ganhar, seja pessoal ou profissional. É uma experiência capaz de transformar vidas.

Cursos de Pós-graduação em Fisioterapia