O papel do nutricionista na alimentação infantil

alimentação infantil

O nutricionista atua no cuidado com a alimentação infantil antes mesmo do nascimento. A nutrição tem um papel amplo no cuidado com a mãe e o bebê, e começar a receber orientações do profissional durante a gestação ajuda a garantir mais qualidade de vida para ambos. 

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atenção à mulher durante a gestação, parto e os cuidados nutricionais na infância são fundamentais para a saúde do bebê durante toda a vida. Com uma avaliação nutricional adequada, é possível intervir para orientação nutricional individualizada de modo a promover correções nutricionais e adequar alimentação para um melhor crescimento e desenvolvimento da criança”, explica a nutricionista do Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP, Lenycia de Cassya Lopes Neri. 

A alimentação infantil deve ser adequada de acordo com a fase de maturação do corpo, completa com todos nutrientes e sem substâncias que possam prejudicar o bom funcionamento do organismo da criança.

“A especialidade aplicada na pediatria é o estudo da nutrição na infância e adolescência, e o ato de oferecer todos os nutrientes (macro e micro) necessários para crescimento e bom desenvolvimento, de maneira qualitativa e quantitativamente adequada, sempre respeitando a cultura, crenças, hábitos e preferências individuais no contexto social e comportamental de um bom relacionamento com o alimento”, afirma Lenycia.

Avaliação nutricional em pediatria

Mais do que oferecer a nutrição adequada para a alimentação infantil, é importante mostrar para a criança ou adolescente como um alimento pode ser gostoso e benéfico para a saúde, sempre oferecendo um cuidado individualizado e orientando também os pais e cuidadores – a família toda deve ter uma boa alimentação para dar o exemplo.

A rotina faz com que muitos pais e responsáveis fiquem sem criatividade para oferecer uma alimentação infantil mais saudável, mas quando há um suporte profissional, esse cuidado fica mais fácil.

Curso de nutrição infantil 

Oferecer assistência antes mesmo da gestação ajuda a prevenir diversas patologias e condições que podem afetar a mãe e o bebê. 

A Especialização em Nutrição Materno-infantil do HCX Fmusp capacita o nutricionista para que ele esteja apto a prestar essa assistência.  “O nosso curso também aborda o cuidado desde a fase pré-concepcional – ou seja, quando a mulher planeja engravidar. Abordamos como deve estar a alimentação e suplementação para que a mulher possa contar com a formação de um bebê com oferta de todos os nutrientes necessários”, explica Lenycia. 

A especialista ainda reforça que estudos recentes já apontam a importância de cuidar de maneira especial deste período da vida, desde a pré-concepção até os dois anos do bebê, pois assim é possível fazer processos metabólicos e genéticos favoráveis na prevenção de doenças na faixa etária adulta.

Conheça mais detalhes sobre a especialização e aprimore os seus conhecimentos em alimentação infantil. Acesse o site do HCX!