Alunos de Neurociência do HCFMUSP lançam livro Desenrolando o Cérebro

Livro de Neurociência Desenrolando o Cérebro

O cérebro é uma das partes do corpo humano que mais desperta curiosidades entre as pessoas, e um dos órgãos que mais é estudado pela ciência. Pensando em levar informação de qualidade para o público leigo, os alunos da Especialização em Neurociências do HCX, em parceria com o corpo docente, desenvolveram o livro “Desenrolando o Cérebro: uma viagem pela mente humana”.

“Desde a primeira turma do curso, a ideia era que o trabalho de conclusão de curso (TCC) tivesse uma proposta diferente e que eles produzissem algo útil à população. Cada aluno escolheu um tema da neurociência que mais o interessava, e com a nossa ajuda eles foram desenvolvendo os capítulos. O objetivo era criar um livro para leigos, e nós pretendemos fazer outros volumes, versões especiais para crianças e até em outras línguas”, conta a Dra. Analía Arévalo, coordenadora do curso de Especialização em Neurociências do HCX Fmusp e autora da obra, em conjunto com o Prof. Dr. Guilherme Lepski e os alunos do curso.

O primeiro volume de Desenrolando o Cérebro contém 14 capítulos, que são os TCCs de alguns dos alunos das primeiras duas turmas do curso. Autismo, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), meditação e inteligência artificial são alguns dos temas da atual edição. A autora conta que ainda serão lançados novos volumes com os demais temas que fizeram parte de outros trabalhos de conclusão de curso. 

“Essa foi uma ideia que tivemos bem no começo do curso, em 2017. Por mais que seja um livro para leigos, procuramos abordar de forma não tão simplista. Como existe muita fake news sobre os assuntos de neurociência, o nosso objetivo foi trazer informação científica de forma correta e de fácil entendimento”, explica Profa. Dra. Analía. 

Os Profs. Drs. Décio Mion e José Otávio Costa Auler Jr. também participaram do desenvolvimento de Desenrolando o Cérebro, assinando os prefácios. 

Especialização em neurociência é voltada para todos os públicos 

O curso de Especialização em Neurociências do HCX oferece um amplo conhecimento sobre assuntos que cercam o cérebro humano. Assim como o livro Desenrolando o Cérebro, o curso é voltado para profissionais de todas as áreas. 

O conteúdo programático reúne aulas teóricas, atividades práticas em laboratório, apresentações orais e escritas, e debates em grupo. Por ser um curso voltado para o público multiprofissional, ele possibilita troca de experiências e aprendizados com outras áreas. 

O livro Desenrolando o Cérebro está disponível na Amazon. Acesse o site do HCX e saiba mais detalhes sobre o curso!