Qual o papel da biomecânica no esporte?

Biomecânica

A biomecânica é a área da ciência que estuda os movimentos do corpo humano por meio da anatomia, fisiologia e mecânica de cada indivíduo. Através dela, é possível compreender, analisar e interpretar o resultado final do movimento humano – um conhecimento essencial para os profissionais da saúde que atuam na área esportiva.

Os movimentos executados devem respeitar os limites anatômicos e funcionais do organismo do atleta para que sejam corretamente executados. Extrapolar limites físicos e funcionais pode desencadear lesões agudas ou crônicas por execução repetida e inadequada. “A biomecânica é a base funcional e estrutural do movimento. A execução dos movimentos, desde os mais simples até os mais complexos, dependem de uma boa estrutura anatômica, que precisa ser acionada de acordo com princípios físicos da mecânica.”, explica a Profa. Associada da Faculdade de Medicina da USP, Júlia Maria D’Andréa Greve.

Cinesiologia e Biomecânica

As duas áreas estudam o movimento humano e são essenciais para o especialista entender o funcionamento das articulações. Por meio de todo este conhecimento, o profissional consegue determinar a carga suportada pelo esportista em cada atividade. 

“A cinesiologia estuda os movimentos humanos desde a ideação, integração neuromotora e execução. Já a biomecânica é a mecânica do movimento: geração do torque e da amplitude de movimento. É uma parte da cinesiologia humana, pois embasa a execução dos movimentos”, esclarece Prof. Júlia Maria.

A importância da biomecânica no esporte

O atleta de alta performance busca sempre entregar o seu melhor em uma competição. Porém, dar o melhor de si não quer dizer que lesões ou esgotamentos devem vir acompanhados desse resultado. 

A biomecânica no esporte ajuda a otimizar o rendimento do atleta com segurança, técnica e qualidade adequadas para que seja eficiente, gere um bom desempenho e respeite os limites do corpo. 

“A biomecânica faz a avaliação clínica e funcional dos esportistas para que se possa prescrever de forma individual o melhor treinamento, e melhorar o desempenho pelo aperfeiçoamento do treinamento de acordo com a identificação das necessidades de cada indivíduo”, afirma a professora.

Especialização em Biomecânica

O curso de Especialização em Fisiologia e Biomecânica do Aparelho Locomotor: Traumatologia, Reabilitação e Treinamento é um diferencial para os profissionais que atuam na área do esporte. Ele engloba competências técnicas para atuação na atividade física e esportiva. 

“A biomecânica é uma ciência muito importante na prática clínica dos profissionais de saúde que atuam na área esportiva, de reabilitação e prescrição de atividade física, pois seus fundamentos ajudam no desempenho e resultados funcionais desejados”, finaliza

Aprimore os seus conhecimentos. Acesse o site do HCX e confira mais detalhes sobre o curso!