Do CeFACS ao HCX: os cursos técnicos do HCFMUSP

CeFACS

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Ciência e Saúde (CeFACS) surgiu antes mesmo do HCX Fmsup, no complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). O CeFACS é a origem da grande história de formação de profissionais técnicos da saúde!

“A necessidade de formação de recursos humanos qualificados para atender a mudança na legislação que regulamentava o exercício profissional da enfermagem em 1986 foi a mola propulsora para alavancar a iniciativa da diretoria do Instituto do Coração (InCor), em parceria com a Fundação Zerbini, para a instalação da Escola de Auxiliares de Enfermagem Prof. Euryclides de Jesus Zerbini, em 1987. Ela teve como idealizadores os Drs. José Manoel de Camargo Teixeira e Vanderli de Oliveira Dutra, que na época eram diretores executivos do InCor e diretora adjunta”, conta a gestora da área técnica do CeFACS, Gleice Alves. 

Porém, essa iniciativa foi muito além da área da enfermagem:  técnico em farmácia, curso de cuidador de idosos, técnico em radiologia, instrumentação cirúrgica, radiologia forense e mamografia com ênfase em patologias e exames passaram, aos poucos, a fazer parte do catálogo da instituição. 

“A instituição foi pioneira na formação de técnicos em radiologia médica com a criação, na década de 1970, pelo Professor Dr. Walter Bomfim Pontes, do curso técnico em radiologia médica, o qual foi posteriormente assessorado pelo Dr. Luiz Karpovas. Em 1998, este curso que funcionava no Instituto de Radiologia (InRad) foi incorporado ao CeFACS. Os responsáveis pela transição e suporte técnico em todo o processo foram os Profs. Drs. Walter Bomfim Pontes e Luiz Karpovas”, conta Gleice.

Cursos CeFACS HC possibilitam ensino de excelência 

O CeFACS reúne atualmente oito cursos técnicos, e muitos deles também são oferecidos para quem ainda não tem uma formação na área da saúde. “Os cursos estão disponíveis para maiores de 18 anos, com ensino médio completo, leigos e interessados na área da saúde. O curso de técnico de farmácia, por exemplo, está disponível para alunos a partir de 16 anos e que estejam cursando o 2º ano do ensino médio. Já os cursos de especialização são para profissionais formados na área de técnico de enfermagem ou enfermeiros”, explica.

Desde 1987 até os dias atuais, o CeFACS formou mais de 10 mil alunos; além disso, mais de 85 professores passam pelo corpo docente da instituição a cada ano – todos são especialistas renomados e com grande vivência na área hospitalar.

Os alunos aprendem os conteúdos práticos dentro do maior hospital da América Latina, no HCFMUSP, por meio do estágio supervisionado, sempre focado no cuidado humanizado e individualizado na área da saúde. 

Aproveite esta oportunidade e faça a sua capacitação profissional em um dos maiores complexos hospitalares da América Latina. Acesse o site do HCX e confira mais informações sobre os cursos.