A Importância do treinamento na área de cirurgia endoscópica

cirurgia endoscópica

Com o avanço tecnológico, a cirurgia endoscópica tem se tornado um excelente meio de tratamento de diversas doenças, principalmente entre as patologias que envolvem o tratamento da obesidade e pacientes pós-bariátrica. Como o tipo de cirurgia é menos invasivo, os riscos de complicações também são menores, o pós-operatório tende a ser mais rápido e as melhoras são significativas na qualidade de vida do paciente.

Antigamente, a inserção endoscópica era usada apenas para diagnósticos – para visualização dos segmentos intestinais e, em alguns casos, de biópsias, quando encontradas anormalidades durante o procedimento. 

“Nas últimas duas décadas, com a inovação tecnológica, a endoscopia se fortaleceu e ganhou valor como ferramenta de tratamento para inúmeras lesões, que antes eram apenas do domínio da cirurgia endoscópica. Com isso, a endoscopia passou a protagonizar alguns procedimentos minimamente invasivos que eram exclusivos da escolha cirúrgica”, afirma o Dr. Everson L. A. Artifon, coordenador do Laboratório de Endoscopia da Disciplina de Técnica Cirúrgica da FMUSP e do curso de Técnicas Cirúrgicas Endoscópicas do HCX Fmusp.

A importância do hands-on na formação em cirurgia endoscópica

Por mais que seja um método menos invasivo, para obter o sucesso no procedimento, a cirurgia endoscópica exige uma excelente capacitação do profissional. Os modelos de ensino hands-on são de extrema importância para a formação profissional, pois simulam de forma real os procedimentos que são realizados nos pacientes. 

“Na área da endoscopia terapêutica, desenvolvemos no Laboratório de Ensino em Endoscopia a Artifon® Platform, que se trata de um nicho estrutural a partir de peças de vísceras de suínos que permite formatar mais de 25 modelos ex-vivos acerca das mais diferentes técnicas minimamente invasivas na área da cirurgia endoscópica. Ou seja, a simulação virtual e, principalmente, os modelos ex-vivos permitem aos alunos dos mais diversos níveis de formação a possibilidade de  exercitar a prática”, conta Dr. Everson. 

O Laboratório é parte da disciplina de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, do departamento de cirurgia da FMUSP. “O termo cirurgia endoscópica contempla os procedimentos terapêuticos na endoscopia e nós já o usamos há vários anos. Inclusive, fundamos a Liga de Cirurgia-endoscópica na instituição há anos”, complementa. 

Em casos de procedimentos cirúrgicos de balão gástrico e endoscopia bariátrica, o hands-on é realizado em duas estações para a endoscopia bariátrica; destaca-se a realização de endosutura gástrica com uma gastroplastia endoscópica, um novo procedimento para tratar a obesidade moderada. “Também teremos a passagem e retirada do balão gástrico – tudo realizado em um modelos realísticos”, conclui. 

O curso Técnicas Cirúrgico-Endoscópicas (Hands on) do HCX é o maior nessa área realizado na instituição, e seu principal objetivo é preparar o profissional em cirurgia endoscopia para que possa realizar o procedimento com excelência e oferecer o melhor tratamento ao paciente. 

Acesse o site e confira mais detalhes sobre a capacitação!