Odontologia hospitalar: especialidade em atual crescimento

odontologia hospitalar

Quando falamos em odontologia, logo pensamos nos tradicionais consultórios, mas a especialidade vai muito além – atualmente a odontologia hospitalar é um dos destaques. A área vai além da estética bucal e tem grande importância dentro da unidade de tratamento intensivo (UTI), centro cirúrgico e emergência. 

“A odontologia hospitalar é um campo de atuação do cirurgião-dentista que se caracteriza pelo atendimento aos pacientes que, durante a internação médica, apresentam queixa odontológica, infecção ou alguma alteração bucal que necessita de tratamento. São pacientes que apresentam alguma doença de base em sua fase aguda, e que são considerados pacientes complexos sistemicamente”, explica a Dra. Juliana Franco, cirurgiã-dentista do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. 

Dentro do ambiente hospitalar, o cirurgião-dentista pode atuar em cirurgias de traumas e deformidades da face, em pacientes com câncer e internados em UTIs. “A grande vantagem dessa modalidade assistencial é a realização do tratamento no local de internação, principalmente nos casos dos pacientes com instabilidade clínica ou dificuldade de locomoção, promovendo acessibilidade ao tratamento odontológico”, afirma a Dra. Juliana. 

Odontologia hospitalar se destacou na pandemia de covid-19

A odontologia sempre esteve presente dentro dos hospitais, principalmente em hospitais universitários, e a pandemia de covid-19 ajudou a aumentar a visibilidade para essa área da saúde, já que a necessidade pelo profissional à beira leito também aumentou. 

“Hoje, com a ampliação da importância da assistência odontológica durante a internação e os benefícios observados, temos um aumento expressivo de serviços de odontologia hospitalar pelo país. O grande desafio é desmistificar a visão clássica da odontologia; ou seja, mostrar que o dentista pode realizar procedimentos odontológicos e de diagnósticos à beira leito de internação, trazendo inúmeros benefícios ao paciente”, conta a Dra. Juliana. 

O mercado de trabalho da odontologia hospitalar 

A odontologia hospitalar é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e regulamentada desde 2015. Porém, como qualquer outra especialidade da saúde, é necessário ter habilitação para atuação dentro do ambiente hospitalar. 

“O cirurgião-dentista pode ser um clínico geral ou especialista em alguma área odontológica. É fundamental ter conhecimento sobre a rotina hospitalar e de protocolos assistenciais a pacientes complexos sistemicamente, experiência e habilidade para o atendimento de pacientes graves, conhecimento de patologia sistêmica, farmacologia, administração de medicamentos e resolução das complicações e intercorrências”, orienta a Dra. Juliana Franco.

O Curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar do HCX reúne aulas teóricas e práticas, que são realizadas no maior hospital público da América Latina. Além disso, também é considerado o serviço mais antigo e pioneiro de odontologia hospitalar no Brasil. 

“O maior diferencial é a formação do profissional que proporciona conhecimento para entender as alterações fisiológicas que o paciente apresenta, experiência para a realização da abordagem odontológica e interação com a equipe interdisciplinar. A educação continuada faz diferença devido à atualização frequente sobre patologias, medicamentos e implicações odontológicas”, conclui a Dra. Juliana Franco.

Acesse o site e confira mais detalhes sobre a habilitação!