Conheça o curso de Dosimetria em Radioterapia do HCFMUSP

dosimetria em radiologia

O aumento do câncer em decorrência do envelhecimento da população brasileira somado à carência de profissionais habilitados para tratamento da doença levou o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), em conjunto com o HCX Fmusp, a criar o curso de Dosimetria em Radioterapia. A especialização tem a excelência do maior hospital da América Latina e visa suprir a demanda crescente de profissionais para o tratamento do câncer.

O Coordenador do curso, Erik Lima, Gerente da Diretoria Geral da Assistência (DGA) de Radiologia do ICESP, explica que “o objetivo é formar profissionais capacitados para atuar com as novas tecnologias para o tratamento radioterápico do câncer. Com o avanço do uso da tecnologia, a formação em nível de pós-graduação ou residência médica em Dosimetria tornou-se mais que necessária”, completa.

Dosimetrista: o que é?

O dosimetrista trabalha em estreita colaboração com o radioncologista e com o físico médico no planejamento do tratamento de cada paciente com câncer, com o apoio de equipamentos modernos que podem atingir por meio da irradiação os tumores com maior precisão, eliminando as células cancerígenas e, ao mesmo tempo, preservando as saudáveis.

Há cerca de 20 anos, o Brasil não contava com tecnologia de ponta para o tratamento do câncer e os profissionais que atuavam como Dosimetristas na Radioterapia eram físicos ou médicos.  Entretato, a partir de 2019, a evolução de equipamentos e avanços tecnológicos, geraram uma maior procura por médicos especializados, que têm sido cada vez mais disputados no mercado, segundo a diretora-executiva da Associação Brasileira de Dosimetristas, Adriana da Silva Santos.

Ela explica que há uma carência de educação continuada nessa área e, por isso, os próprios profissionais de saúde decidiram, em 2019, criar a Associação Brasileira de Dosimetristas. Antes, os profissionais brasileiros atuavam com base em protocolos da Associação de Dosimetristas dos EUA. “Nosso objetivo é incentivar a criação de cursos visando a melhoria da qualidade do profissional que vai executar o tratamento. Temos que capacitar mão-de-obra especializada para operar os mais de 110 equipamentos à disposição do SUS, anunciados recentemente pelo Ministério da Saúde”, ressalta Adriana. Por isso, já se observa um aumento da procura e, também, o crescimento das propostas de emprego para os profissionais da área.

Desde 2021, o curso de Dosimetria para Radioterapia é oferecido pelo HCX em conjunto com o ICESP, sendo a primeira especialização dedicada à formação específica desses profissionais. Há poucas instituições que oferecem cursos voltados somente à operação dos aceleradores e programa de residência, mas o número ainda é considerado muito baixo comparado aos Estados Unidos, que têm inúmeras escolas, diz Adriana Santos.

O curso do HCX Fmusp tem como diferencial seu corpo docente qualificado e atuante nos maiores centros de radioterapia do Brasil, afirma Erik Lima. Ele acrescenta que tendo em vista que “o ICESP possui o maior parque radioterápico do país, a estrutura para estágio prático é mais um diferencial relevante do curso”

Cursos em Oncologia

O Hospital das Clínicas oferece diversos cursos de pós-graduação para profissionais de saúde que lidam com pacientes oncológicos. Interessados nas especializações do ICESP podem se inscrever diretamente no site do HCX, que contém valores, prazos, carga horária, programação e outras as informações.