HCFMUSP presta consultoria para retomada das atividades e esclarece dúvidas do Poliedro

HCFMUSP presta consultoria para retomada das aulas do Grupo Poliedro Educação

Na última terça-feira (29), os médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Esper Kallás e Dra. Anna Sara Levin, participaram de um webinar direcionado ao Grupo Poliedro Educação. A presença dos especialistas faz parte da consultoria HCFMUSP prestada pelo Grupo de Controle de Infecção Hospitalar HC e pelo HCX Fmusp para garantir a retomada segura das atividades presenciais da rede de ensino.

Transmitido no Youtube, o Webinar com as Famílias teve a apresentação das ações realizadas pelo HCX Fmusp e GCIH para o retorno das aulas e outras atividades do Poliedro, instituição com unidades de Colégio e Curso Pré-Vestibular em Campinas, São José dos Campos e São Paulo. Na Live, os infectologistas responderam a uma série de perguntas sobre a Covid-19, feitas por diretores pedagógicos da instituição de ensino e famílias.

Vários questionamentos entraram em pauta, como grupos de risco, possibilidade de contaminação por pessoas assintomáticas e cuidados para quem utiliza o transporte público. Na ocasião, Dra. Anna Sara – Professora Titular do Departamento de Moléstias Infecciosas da FMUSP e coordenadora do GCIH – falou sobre o que deve ser feito se confirmado um caso de Covid em um estudante ou colaborador. Ela usou o próprio protocolo criado pelo HC ao Poliedro para destacar a importância de se rastrear os potenciais contactantes, isto é, quem permaneceu ao menos 30 minutos em um ambiente fechado com quem já contraiu o vírus.  

“Uma medida muito restritiva seria todas essas pessoas irem para casa, esperarem o período de incubação, que é de até 14 dias, e aguardar se desenvolvem ou não sintomas da Covid. A alternativa discutida e definida é monitorar o grupo em questão quanto ao desenvolvimento de algum sintoma. Caso algum outro indivíduo do grupo manifeste sintomas, será fechada toda a classe. Todo mundo será afastado e aguardará em casa se manifesta algum sintoma”, pontuou, esclarecendo que a medida pode sofrer alterações.

Integrante do Centro de Contingência do Coronavírus, Professor Titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP e coordenador do Centro de Pesquisas Clínicas do HCFMUSP, Dr. Kallás enalteceu que o momento vivido no Brasil e no mundo exigirá de todos adaptações e mudanças comportamentais. “Diferente dos outros coronavírus, o SARS CoV-2, aparentemente, veio para ficar. Continuará, provavelmente, circulando por um tempo. A sociedade vai absorver as medidas de proteção e combate”, afirmou, acrescentando que a tão aguardada vacina não representará o fim definitivo da Covid.  “O número de pessoas vacinadas será progressivo e as vacinas não são perfeitas”.

Durante o webinar, os médicos ainda evidenciaram a importância de todos adotarem as medidas mais conhecidas – e eficazes – para evitar a disseminação do vírus: uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.

Os esclarecimentos prestados pela Dra. Anna Sara e pelo Dr. Esper Kallás fazem parte de uma série de ações e produtos do HCX e do GCIH para o Poliedro Educação. A assessoria inclui a elaboração de protocolo e plano de ação, treinamento de colaboradores e professores, vídeo educativo aos alunos, jogo interativo, além da criação de informativos, entre outros.