Conheça o curso de cuidador de idosos do HCFMUSP e entenda a relevância da profissão

curso de cuidador de idosos

O envelhecimento acelerado da população brasileira é uma realidade inegável. Como resultado, a profissão e o curso de cuidador de idosos ganham destaque e mais relevância. 

Para se ter uma ideia, a quantidade de pessoas acima de 60 anos aumentou 40% em uma década, representando 31,2 milhões de pessoas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em julho de 2022. Em 2030, o número de idosos será maior do que o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, segundo projeções. 

Além disso, essa faixa etária passa por fases como desaceleração metabólica e o surgimento de doenças crônicas, que podem ser controladas com medicamentos e hábitos saudáveis, mas que não têm cura. Ou seja, o cuidado integral é fundamental para promover mais qualidade de vida. 

Nesse contexto, o mercado de trabalho para o cuidador de idosos deve estar cada vez mais aquecido, e a capacitação pode ser o diferencial necessário para garantir uma vaga. 

Cuidador de idoso: funções e formação profissional 

Conforme o Guia Prático do Cuidador, do Ministério da Saúde, o papel do cuidador de idosos vai além de auxiliar nas atividades cotidianas; também envolve incentivar a autoconfiança e habilidades individuais. “Cuidar não é fazer pelo outro, mas ajudar o outro quando ele necessita, estimulando a pessoa cuidada a conquistar sua autonomia, mesmo que seja em pequenas tarefas. Isso requer paciência e tempo!”, cita o documento. 

Para desempenhar as funções, o profissional deve ser maior de 18 anos e ter conhecimento prévio sobre a profissão de cuidador. É preciso estimular a saúde do idoso na totalidade, e não atuar apenas como responsável pela higiene e alimentação. 

”Existem várias oportunidades de trabalho nesse campo, desde ONGs, prefeituras, instituições de longa permanência, clínicas particulares e home care”, explica Adriana Afonso, enfermeira e professora do curso técnico em Enfermagem e do Curso de Cuidador de Idosos do HCX.

Para uma atuação integral, é evidente a necessidade de investir em qualificação profissional

Curso de Cuidador de Idosos 

O HCX Fmusp oferece uma formação completa no Curso de Cuidador de Idosos.  Ao todo, são 140 horas de teoria e 20 horas de visitas supervisionadas em Instituição de Longa Permanência (ILP).

São desenvolvidas habilidades técnicas e emocionais para proporcionar um cuidado mais adequado e humanizado aos idosos. Entre os tópicos de estudo teórico também estão: o idoso na sociedade, deveres e direitos da pessoa idosa, convívio familiar e institucionalização.

“No curso, abordamos o processo de envelhecimento, senilidade e doenças relacionadas, senescência, cuidados e como agir em relação a quedas e acidentes, higiene pessoal do idoso, alimentação do idoso, qualidade de vida, cuidados paliativos e espiritualidade”, adianta Adriana.

A formação proporciona uma base sólida para atuar na profissão, com a vantagem adicional do diploma ser desejado pelo mercado. A Escola do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) é referência em formação na área da saúde e conta com um corpo docente qualificado. 

A profissão e o curso de cuidador de idosos não respondem apenas às necessidades do presente, mas apoiam na construção de um futuro de respeito e qualidade de vida aos mais velhos!