Curso do HCX sobre Covid-19 é tema de reportagem na Band

Covid-19

A iniciativa do HCX Fmusp de oferecer um curso EAD gratuito a profissionais de saúde na linha de frente contra a Covid-19 foi tema de reportagem na Band. A matéria foi ao ar na noite da última terça-feira (19), no telejornal da emissora. 

“O ensino a distância tem permitido que profissionais de saúde se mantenham atualizados sobre as novidades no combate a Covid-19. Um dos cursos, que é de graça, é dado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pelo Hospital das Clínicas”, destaca a apresentadora, Lana Canepa. 

O curso Covid-19: Atualização e Evidências para Profissionais de Saúde é resultado de um esforço conjunto do HCX, da Faculdade de Medicina da USP, do Hospital das Clínicas e do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM). O objetivo é disseminar as mais recentes atualizações sobre o assunto, auxiliando profissionais a trabalharem com mais segurança no enfrentamento da pandemia.

“Fizemos questão de selecionar neste curso pessoas extremamente experientes em tudo o que possa ser transmitido aos profissionais de saúde”, ressalta o Professor Decio Mion Jr, Diretor da Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina USP.  

 

Conteúdos Covid-19

Desde o início da pandemia, o HCX vem criando uma série de conteúdos para informar a sociedade e ajudar profissionais de saúde. As ações incluem publicações nos canais oficiais da Escola, materiais educativos e cursos. 

Já no final de março, a Escola disponibilizou, gratuitamente, 7 cursos: Transferência de Pacientes, Primeiros Socorros em Adultos, Workshop de Cirurgia Segura, Pacote NR32, Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, Boas Práticas de Manipulação dos alimentos e Higiene e Vigilância sanitária dos alimentos. 

Um mês depois, foi criada uma série de tutoriais e aulas para Profissionais de Saúde sobre Covid-19. O material, também acessível sem qualquer custo, tem a chancela da UTI Respiratória do Instituto do Coração (InCor) e está sob responsabilidade do Doutor Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho, Professor da Disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina da USP. 

Além dos cursos direcionados aos profissionais na linha de frente, a Escola do Hospital das Clínicas prioriza também a disseminação de conteúdos de qualidade à população. Dicas, cuidados e alertas sobre o novo coronavírus podem ser conferidos quase que diariamente na página da Escola no Facebook, e nos perfis no Instagram e Linkedin.  

Para levar informações relevantes e com bases científicas – para além das fronteiras das redes sociais, também desenvolveu o e-book Covid-19: Dicas e cuidados para enfrentar a pandemia

Em dos momentos mais difíceis enfrentados no Brasil e no mundo, mais do que nunca, a Escola de Educação Permanente reforça seu propósito: compartilhar conhecimento em Saúde para transformar a vida das pessoas.