Curso teórico-prático ensina ultrassonografia em casos reais de Covid-19

Curso de Ultrassonografia Covid-19

O HCX Fmusp, em parceria com o Instituto Simutec, está disponibilizando um curso teórico-prático, com simulação, focado no papel da ultrassonografia para os pacientes de Covid-19.

Ultrassonografia para a Triagem e Monitoramento de COVID-19 tem como público-alvo médicos residentes e equipe médica que estejam na linha de frente no combate à infecção pelo coronavírus e início imediato, diante de agendamento individual. Com cinco horas de duração, permite ao participante estudar a ultrassonografia pulmonar, praticar com textos e vídeos o passo a passo com material didático, explorar o chamado Protocolo BLUE (de Bedside Lung Ultrasound in Emergency, ou ultrassom pulmonar à beira do leito em situações de emergência), fazer a análise de três casos de pacientes com Covid-19 e conhecer o protocolo de desinfecção do equipamento de ultrassonografia.

O aparelho de ultrassom, hoje, pode ser portátil, e assim permite um exame rápido, eficiente e à beira-leito, uma grande vantagem por não haver a necessidade de deslocamento do paciente à tomografia. É, ainda, um exame rápido, indolor e sem radiação, sua vantagem principal. Assim, ele não vai obrigar a exposição desse paciente, que já está em estado crítico, a nenhum tipo de radiação. Além disso, os novos equipamentos portáteis oferecem imagens aprimoradas, com a mesma qualidade dos equipamentos de grande porte. O curso oferece, assim, uma forma de demonstrar o quão especial é o uso da realidade virtual nos treinamentos médicos, e a rapidez com que se consegue reproduzir situações reais.

Os pacientes apresentados pelo simulador são reproduções de casos reais. As imagens de ultrassonografia são baseadas nos exames desses pacientes, e os alunos conseguem avaliá-los como se estivessem examinando um paciente de verdade.

Há, também, uma série de vídeos didáticos, de médicos especialistas que trataram de pacientes com a Covid-19, o que ajuda o aluno a fazer o diagnóstico, além de pacientes com diversos graus da doença. Assim, ele consegue diferenciar os casos para entender o paciente que está em condição mais grave e o que não está.

Curso de Ultrassonografia com medidas de segurança garantidas

A parte teórica engloba ultrassonografia pulmonar e cardíaca. No módulo pulmonar, eles aprendem o passo a passo do protocolo utilizado na beira do leito e, no cardíaco, a parte das janelas de ecocardiografia. Na sequência, estudam os casos com os achados pulmonares e cardíacos. Para tanto, é disponibilizado o material didático com vídeos e PDF para aprender a fazer a identificação correta na ultrassonografia.

Para agendar sessões de treinamento em realidade virtual, é preciso entrar em contato pelo telefone (11) 2661-3878, WhatsApp (11) 98558-0072 ou pelo email [email protected].

Webinar do HCX debate Ultrassom na Covid-19

O HCX Fmusp realiza, na próxima quinta-feira (18), às 19 horas, o webinar “A Importância do Ultrassom Pulmonar nos casos de Covid-19”. O encontro vai ao ar no canal do HCX no Youtube e terá a participação de grandes especialistas: Giovanni Guido Cerri, Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia (Inrad) do HCFMUSP; Paulo Savoia Dias da Silva, médico radiologista do Instituto de Radiologia (Inrad) do HCFMUSP e Maria Cristina Chammas, Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia (Inrad) do HCFMUSP. A moderação será feita por Gisleine Eimantas, Diretora Executiva do HCX Fmusp.