HCX Fmusp lança curso online de neurogenética

Neurogenética

O HCX está oferecendo uma atualização em neurogenética, curso com foco no DNA das doenças neurológicas e o futuro da neurologia.

Durante o cronograma, também serão abordados temas como a compreensão do genoma humano e das pesquisas com terapias de base genética, diagnósticos e cuidados com doenças neurogenéticas, mutação e sistema de reparo, patologias moleculares e epigenética, entre outros.

“Entender o conceito de genética é fundamental para compreender a nova geração de tratamentos que está por vir. Vivemos em uma época que as doenças neurológicas genéticas são potencialmente tratáveis”, afirma o Dr. Diego de Castro, coordenador do curso, neurologista e neurofisiologista da USP, ressaltando a importância e a necessidade da capacitação.

O curso tem duração de 12 semanas e é totalmente online, sendo duas aulas por semana com duração de uma hora cada. Tudo isso para proporcionar comodidade aos médicos neurologistas, neuropediatras, geneticistas e residentes das áreas em todo o Brasil.

Curso de neurogenética traz benefícios à sociedade

Todo o investimento do aluno para a capacitação será revertido para a realização dos exomas – exames que analisam todas as regiões codificadoras do genoma humano – no Ambulatório de Neurogenética do HCFMUSP. Além disso, todo o apoio será um incentivo para continuar com as pesquisas, que são tão importantes para a área, e para publicações sobre o tema.

“Os alunos, além de aprenderem com o melhor grupo de neurogenética da América Latina, têm a oportunidade de contribuir com a ciência e com os pacientes. Nossa meta é fazer o bem às pessoas, contribuir com a comunidade e gerar aprendizado e conhecimento”, complementa Castro.

Os exomas custam aproximadamente R$ 5 mil. Atualmente, 200 pacientes aguardam a realização do teste genético na clínica. Por isso, realizar a capacitação é também cuidar de pessoas com doenças raras por meio de um diagnóstico preciso e promover o tratamento adequado.