Diretora da HCX: “Mundo percebeu a importância do profissional de Saúde

Diretora da EEP Gisleine Eimantas

A Diretora-Executiva do HCX Fmusp, Gisleine Eimantas, participou, na última quarta-feira (10), do Jornal da Rede ALESP, transmitido pela emissora TV Rede ALESP, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Na conversa com os apresentadores Fabio de Lima e Lilian Buzatto, ela destacou a alta procura por cursos na Escola, a valorização dos profissionais de saúde e as conquistas do HCFMUSP, recentemente reconhecido como o hospital mais bem equipado do Brasil.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus trouxe enormes impactos em diversos setores da sociedade. Um deles foi na área de Educação. Temas debatidos há anos, como uso de novas tecnologias e da inovação, passaram a fazer parte do cotidiano de escolas, faculdades e centros de formação.

No ensino em Saúde, as mudanças foram evidentes. Não só em termos de conteúdo, mas também de demanda. Estudantes e profissionais da área foram reconhecidos como protagonistas de fato e, com isso, buscaram ainda mais capacitação e treinamento de qualidade. No HCX, por exemplo, houve uma alta na procura por diversos cursos, como Medicina de Emergência e UTI Online, diretamente envolvidos nos cuidados e tratamentos de pacientes com Covid-19.

Durante a conversa, a Diretora destacou também o aumento nas buscas por cursos de Psicologia e Psiquiatria oferecidos pela Escola. “A pandemia realmente mexeu com a cabeça de todos. Não só dos profissionais da área da Saúde, mas do mundo inteiro. A demanda aumentou demais”, afirmou. Oferecido na modalidade EAD, o curso de Terapia Cognitivo Comportamental teve grande alta no ano.

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019 já colocavam o Brasil entre os países campeões do mundo em doenças como depressão e ansiedade. Isso, somado aos efeitos das medidas de contenção à Covid-19, exigiu mais atenção e qualificação dos profissionais de Saúde Mental.

Ao jornal, a Profa. Dra. Gisleine falou com a propriedade de quem coordena a Escola do maior hospital da América Latina, com um portfólio de mais de 350 atividades de Educação nas mais diversas modalidades. São cursos na área da saúde, de formação em áreas técnicas, cursos de especialização, ensino a distância, atualização, treinamentos com simulação realística e com uso de simuladores de realidade virtual.

Com toda essa expertise, ela chamou a atenção ainda para o novo momento vivido por quem optou em dedicar sua vida para cuidar do próximo. “O mundo percebeu a importância do profissional de saúde, que ele está aqui para tudo e estará ao seu lado no pior momento”.