Cannabis no tratamento de doenças degenerativas: existe indicação?

Cannabis para Alzheimer

O uso do canabidiol (CBD), uma das substâncias da Cannabis, no tratamento de doenças degenerativas é amplamente discutido pela comunidade científica, principalmente em casos de Parkinson e Alzheimer, o que traz muita esperança para os pacientes com esses diagnósticos.

Pacientes com doenças degenerativas, que fazem o uso do cannabis, têm uma melhora significativa de sua condição em si. O tratamento não melhora ou causa remissão das doenças, mas ajuda a proporcionar bem-estar e uma melhor qualidade de vida. 

“Os produtos derivados da cannabis não servem para tratar nem para curar as doenças. Nos estudos clínicos feitos em humanos, não há nenhuma evidência de que produtos à base de cannabis modifiquem a velocidade de progressão de doenças degenerativas ou que tenham qualquer impacto direto”, explica o neurologista Dr. Renato Anghinah, médico do HCFMUSP e coordenador do curso de Medicina Canabinoide do HCX. 

Também pergunta-se muito sobre o uso da cannabis medicinal para o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), mas a ciência ainda não tem estudos que comprovem a eficácia no tratamento. “No cuidado paliativo pode até ter alguma indicação, mas no tratamento em si da doença não temos indicação científica”, esclarece o Dr. Renato Anghinah. No caso da esclerose múltipla, alguns pacientes se beneficiam de quadros de espasticidade.

Canabidiol para dor crônica

A dor crônica, na maioria das vezes, está associada a outras comorbidades, como a depressão e a ansiedade – essas também são condições as quais o CBD também apresenta uma melhora significativa dos sintomas. Ou seja, o canabidiol é capaz de tratar gatilhos emocionais que ajudam a desencadear a dor no paciente.

“Existem produtos diferentes provenientes da mesma planta. Porém, geralmente, as fórmulas full spectrum são as indicadas para dor crônica. Já há estudos que comprovam principalmente a eficácia para dor neuropática e cefaleias”, afirma Dr. Renato Anghinah

Curso de Canabidiol

O HCX é a primeira instituição brasileira a oferecer o curso de Medicina Canabinoide. A atualização é voltada para profissionais da medicina e odontologia.  

Baseado em estudos científicos, o curso aborda o uso de medicamentos à base de cannabis para o tratamento de diversas doenças, principalmente doenças degenerativas. Acesse o site do HCX para conferir mais detalhes sobre o curso!