Avanços da eletrocardiografia no Brasil

eletrocardiografia

A eletrocardiografia é um exame essencial na cardiologia, com o qual é possível detectar cerca de 90% das patologias cardiológicas em pessoas de todas as idades. A descoberta precoce dessas doenças ajuda a prevenir uma possível morte súbita e demais complicações. 

“A eletrocardiografia é o registro da atividade elétrica do coração. Esse tipo de exame é indolor e não invasivo. O órgão gera um campo eletromagnético, e por meio do exame conseguimos avaliar a atividade dele”, explica o Dr. Carlos Alberto Pastore, coordenador dos cursos de Eletrocardiografia oferecidos pelo HCX. 

Os primeiros registros de eletrocardiograma humano começaram em 1887, por Augustus Waller e Willem Einthoven. Porém, só após a Segunda Guerra Mundial é que esse tipo de exame chegou ao Brasil. “Entre as décadas de 1950 e 1960, alguns médicos brasileiros trouxeram do exterior os aparelhos para serem usados nos institutos de cardiologia, inicialmente”, conta Dr. Carlos Alberto Pastore.

A importância da eletrocardiografia 

“O benefício da eletrocardiografia é enorme para as pessoas que vão praticar esportes intensos, principalmente quando há histórico familiar de cardiopatias, por exemplo. Também é um exame com excelente custo-benefício, porque é extremamente barato e auxilia muito no diagnóstico. E eu sempre reforço que, quando o médico sabe interpretar esse tipo de exame, é possível salvar uma vida!”, afirma. 

Por ser um tipo de exame rápido e fácil de fazer, ele também tem grande importância dentro dos prontos-socorros e emergências. “O médico deve saber ler um eletrocardiograma. Se souber interpretar o exame, principalmente dentro desses ambientes hospitalares, ele ajuda muito no diagnóstico do paciente grave”, ressalta Dr. Carlos Alberto Pastore. 

Por mais que a tecnologia tenha favorecido, e muito, a medicina e o diagnóstico de doenças cardíacas, o especialista reforça que o laudo do aparelho de eletrocardiografia não substitui o laudo médico. Eles se complementam, já que o exame traz informações muito importantes para fechar os possíveis diagnósticos. 

Cursos de eletrocardiografia para interpretação de exames

As doenças do coação podem ser silenciosas, em boa parte dos casos, e a eletrocardiografia é o tipo de exame que ajuda a identificar condições não tão perceptíveis, evitando casos de morte súbita e salvando a vida do paciente.

Os cursos de eletrocardiografia básico e avançado do HCX oferecem conhecimentos e conteúdos práticos que ajudarão o médico a estar apto para realizar e interpretar este tipo de exame.

“O curso básico é introdutório para o profissional conhecer o eletrocardiograma. Já no curso avançado, discutimos sobre as patologias, com casos clínicos e interpretações de exames. Quando o curso é voltado para o pronto-socorro, ele foca mais nas urgências que o médico emergencista precisa aprender a reconhecer”, conclui Dr. Carlos Alberto Pastore. 

Acesse o site e confira mais detalhes!