Qual a importância da equipe multiprofissional no tratamento oncológico?

tratamento oncológico

O câncer é uma das doenças mais complexas e que pode afetar diversas regiões do corpo humano. Por ser uma patologia tão delicada, o tratamento oncológico exige o acompanhamento de uma equipe multiprofissional, que pode promover mais qualidade de vida e a cura, principalmente quando a doença é diagnosticada ainda na fase inicial.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tipo com mais incidência entre a população brasileira é o câncer de pele não melanoma, seguido do câncer de mama entre as mulheres e câncer de próstata entre os homens. 

Além do oncologista, dos cirurgiões e de diversas outras especialidades médicas, a equipe multiprofissional para o tratamento oncológico é formada também por enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, fisiatras, educador físico, fonoaudiólogos, dentistas e outros profissionais, de acordo com a necessidade de cada paciente.   

“A equipe multiprofissional tem como objetivo aplicar um padrão de atendimento interprofissional para suprir as necessidades dos pacientes oncológicos e seus familiares de forma integrada durante todo processo de tratamento, promovendo seguimento e reabilitação nos diversos momentos da evolução da doença”, explica a gerente de enfermagem do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Silvia Vieira. 

A capacitação multiprofissional faz com que a equipe saiba atuar em conjunto para oferecer o melhor ao paciente. “Durante o tratamento oncológico, a equipe multiprofissional atua em pilares que envolvem a integração assistencial, continuidade do cuidado com o paciente oncológico, trabalho multiprofissional e colaborativo, comunicação adequada entre os diferentes agentes, educação dos pacientes e de seus familiares, organização do serviço com clínicas integradas de cuidado, além da busca contínua na integração dinâmica no nível da comunidade e das demais redes que envolvem o paciente”, ressalta. 

 

Capacitação multiprofissional no tratamento oncológico

Por ser uma área composta por diversas especialidades, o profissional precisa primeiramente realizar a graduação na área de interesse, e depois realizar a capacitação em tratamento oncológico e multiprofissional. “O curso de especialização em oncologia tem carga horária mínima de 360 horas, e geralmente é cumprida em um período de um ano”, indica Silvia Vieira.

O curso de Especialização Multiprofissional em Oncologia com Ênfase em Saúde do Adulto do HCX capacita os profissionais da saúde para que saibam realizar o atendimento em equipe durante o tratamento oncológico. Além disso, sempre vale ressaltar que a oncologia, assim como outras áreas da saúde, exige a assistência humanizada, segura e baseada em evidência científica, para promover um tratamento de excelência ao paciente. 

Acesse o site e confira mais detalhes sobre a especialização!