Especialização para Técnico de Enfermagem ganha impulso no Brasil

Especialização para Técnico em Enfermagem

Os profissionais de enfermagem estão na linha de frente dentro dos hospitais e clínicas – ainda mais durante o atual momento de crise sanitária que o mundo vivencia. Com a demanda crescente e a exigência de conhecimentos específicos, a especialização para técnico de Enfermagem tem ganhado espaço no país.

Além dos enfermeiros, o cenário da área no Brasil é composto por cerca de 80% de técnicos em enfermagem; destes, mais de 46% estão concentrados na região sudeste do país, de acordo com levantamento do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

“As mudanças no mundo do trabalho, o crescimento populacional, o aumento da expectativa de vida e a conscientização da população frente os fatores de prevenção das doenças trazem muitas perspectivas para a área da saúde e, em especial, para a enfermagem, objetivando a formação técnica como forma promissora de ingresso no mercado de trabalho”, afirma a coordenadora do curso de Especialização em UTI para técnico de enfermagem do HCFMUSP, Maria Inês Portero.

Técnico de enfermagem na UTI

A especialização para técnico de enfermagem dentro da unidade de tratamento intensivo (UTI) faz com que o profissional esteja preparado para atuar no cuidado de pacientes em estado grave.

“Quem escolhe atuar em UTI são pessoas que gostam de grandes desafios. Pacientes em estado grave exigem muita dedicação, que precisa estar associada a conhecimentos que favoreçam um desempenho com qualidade; portanto, a complementação através de uma especialização contribui muito para o profissional desenvolver suas habilidades”, explica a enfermeira e especialista Eliana Porfirio, docente dos cursos técnicos e de especialização no HCX.

O técnico em enfermagem especialista em UTI exerce inúmeras atividades da categoria: cuidados de enfermagem antes, durante e após os exames de imagem, métodos gráficos, coleta de material biológico para análises clínicas, cuidados com os pacientes pós-transplantados e nos procedimentos da terapia renal substitutiva.

Além disso, atua junto com enfermeiros e médicos nas intercorrências apresentadas pelo paciente e participa de procedimentos invasivos à beira-leito. “A UTI é um ambiente onde o paciente, para se recuperar, é envolvido por uma equipe multiprofissional, com a ajuda de uma tecnologia de ponta específica. O técnico em enfermagem precisa ter um diferencial, que é ser especialista”, afirma Eliana.

Especialização para Técnico de Enfermagem é diferencial

A especialidade exige que o técnico em enfermagem seja bem qualificado: ele deve se manter atualizado para estar em condições de promover assistência de qualidade, minimizando riscos e garantindo segurança ao paciente.

“A alta complexidade dos procedimentos aplicados no cuidado aos pacientes críticos na UTI requer a presença de um profissional técnico de enfermagem especializado e preparado no aspecto técnico, científico e voltado para a humanização na assistência”, ressalta a coordenadora Maria Inês.

A especialização para técnico de enfermagem oferecida pelo HCX possui um corpo docente diferenciado, com professores que atuam no complexo do Hospital das Clínicas e trazem a experiência do dia a dia para o ambiente acadêmico.  

“As situações vivenciadas em sala de aula ou em campo de estágio são elaboradas e discutidas. Trabalhamos com metodologia ativa, buscando uma aprendizagem significativa. O objetivo é que o aluno se torne um profissional melhor preparado para o mercado de trabalho” conclui Maria Inês.

Acesse a página da Especialização para Técnico de Enfermagem e entre em contato para tirar as suas dúvidas. As inscrições para a próxima turma estão abertas!