A importância da Fisioterapia Intensiva

fisioterapia intensiva

Na unidade de tratamento intensivo (UTI), a fisioterapia intensiva é a especialidade que atua na reabilitação de pacientes graves e na prevenção no risco de óbito. Esse cuidado é voltado tanto para a parte respiratória quanto para a reabilitação motora. 

A fisioterapia intensiva possui área de atuação específica em hospitais, sendo em UTI, unidades de emergência ou ainda unidades de internação. Basicamente, aplica técnicas voltadas para a reabilitação motora e cardiopulmonar, além da prevenção de infecções e o desmame ventilatório.

“A ventilação mecânica é a pós-terapêutica mais presente na fisioterapia intensiva, e o sucesso no sistema ventilatório é crucial para o paciente ter uma boa recuperação em um tempo mais curto”, explica o Prof. Matheus Pereira Bateloche, do departamento de fisioterapia do Instituto Central do HCFMUSP. 

Nos cuidados voltados à respiração, o fisioterapeuta intensivo atua no manejo do suporte ventilatório e respiratório, oxigenoterapia e ventilação mecânica. Já nos aspectos motores, a atuação do profissional é no fortalecimento e reabilitação dos membros. “Os treinos da marcha e de alcance são algumas atividades que ajudam na mobilidade que realizamos na fisioterapia intensiva”, conta o Prof. Matheus. 

Atuação e capacitação na fisioterapia intensiva

A fisioterapia intensiva faz parte da equipe multidisciplinar que atua na prevenção de risco de óbito do paciente, mas também está presente em sua reabilitação conforme o paciente apresenta melhoras significativas. Esses cuidados ajudam a devolver qualidade de vida ao paciente para que ele também consiga voltar à rotina após a internação.

“A diminuição de complicações, associada à internação na UTI, melhora clínica e diminuição de risco de óbito são algumas das importâncias da fisioterapia na unidade intensiva”, reforça.

A fisioterapia intensiva é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Após a graduação em fisioterapia, o profissional precisa realizar a especialização na área.

“O fisioterapeuta intensivo aprende a atuar na prevenção de complicações que podem acontecer dentro da UTI, como a contaminação cruzada, preocupação na higienização de ambiente e material. Estes são alguns dos tópicos importantes que abordamos na capacitação profissional do especialista”, explica o Prof. Matheus que também é um dos coordenadores do Curso de Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência oferecido pelo HCX Fmusp

A fisioterapia intensiva é uma área que ainda está em crescimento, e necessita que mais especialistas estejam capacitados para atuar no manejo de pacientes graves. Acesse o site e confira os detalhes sobre o curso.

Veja também: Terapia Ocupacional possibilita reinserção social adequada do paciente