Como o Scrum pode ajudar a área da saúde?

Scrum

A metodologia Scrum ajuda na criação de soluções ágeis por meio de ações e estratégias que solucionam problemas. Essa metodologia pode ser aplicada em diversas áreas profissionais, e no setor da saúde ajuda a somar ainda mais com a qualidade dos serviços oferecidos. 

O Scrum é um framework de regras que busca executar projetos complexos em menos tempo e com uso de menos recursos. Ou seja, ele ajuda a equipe a realizar tarefas de forma eficiente, produtiva e com qualidade. “O Scrum é uma forma de pensar que foca em trabalho em equipe”, afirma Dr. Kaio Bin, médico e vice-diretor do PROAHSA, o Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde. 

A estrutura Scrum tem três pilares, que se somam aos valores de coragem, respeito, comprometimento, foco e abertura. “Os pilares da metodologia são transparência, inspeção e adaptação. A equipe precisa agir com transparência e honestidade, e o tempo todo precisa ser inspecionada para que os projetos se desempenhem com sucesso”, explica Dr. Kaio. 

Benefícios da metodologia Scrum na área da saúde

A inovação e a tecnologia são excelentes meios de tornar os processos mais ágeis e diminuir as burocracias desnecessárias. Na área da saúde não poderia ser diferente – afinal, é um setor que também necessita de processos fáceis e eficientes. “O Scrum é excelente para a área da saúde, e é um método que se encaixa em qualquer área da vida também”, ressalta Dr. Kaio. 

Ele lembra de um case de sucesso com o método Scrum que ajudou a beneficiar comunidades ribeirinhas que precisam de atenção à saúde. “Antes, eram realizados 30 atendimentos no mês na comunidade ribeirinha. Os atendimentos aconteciam apenas um dia no mês, e os pacientes tinham que pegar uma lancha, que demorava horas para chegar ao local. Com a metodologia Scrum e com a tecnologia, atualmente, é possível atender 10 pacientes por dia, usando apenas um computador com internet e webcam”, conta.

Especialização em Inovação

O HCFMUSP, com apoio do Instituto Butantan, lança o seu primeiro MBA em Gestão da Inovação em Saúde. Desenvolvido por referências do Hospital das Clínicas, do Inova HC e do Instituto Butantan, o curso proporciona experiência gerencial em todos os processos de inovação em saúde, além de preparar para a condução das etapas de pesquisa, produção e comercialização de produtos, patenteamento e o domínio legal para a transferência de tecnologia.

São 460 horas de carga horária, com aulas EAD ao vivo e gravadas, e 12 meses de duração. Uma oportunidade única para gestores, empreendedores e profissionais com atuação ou que desejam trabalhar com inovação em saúde, navegarem entre o mundo dos negócios e a geração do conhecimento.

Confira mais informações sobre o curso de Gestão da Inovação em Saúde