A importância da fisioterapia para gestantes

fisioterapia para gestantes

O período de gestação transforma muito o corpo da mulher – as mudanças são inúmeras e podem afetar o organismo como um todo. Além de toda a rede de apoio que a mulher precisa neste momento, há também a fisioterapia para gestantes, que ajuda a melhorar as possíveis dores, preparar o corpo para o parto e até mesmo tornar o pós-parto mais tranquilo. 

“O fisioterapeuta obstetra pode auxiliar as gestantes durante o pré-natal, no trabalho de parte e no pós-parto. No pré-natal, atendemos focando na prevenção de dores, desconforto e possíveis disfunções. Quando a gestante tem a intenção de realizar um parto normal, também trabalhamos o corpo para que ela consiga ter um parto mais confortável e seguro”, explica a Dra. Bárbara Demétrio, fisioterapeuta obstetra do Instituto Central do Hospital das Clínicas. 

A fisioterapia para gestantes é benéfica para mãe e bebê: diminui as dores causadas pela gestação, ajuda a prevenir o ganho de peso excessivo, constipação e perda urinária, e favorece a recuperação pós-parto. 

Atuação do profissional durante o parto

Entre as gestantes que optam pelo parto normal, a fisioterapia para gestantes oferece técnicas que ajudarão a tornar o momento mais tranquilo para a mãe e bebê. “Trabalhamos o corpo da mulher pensando no bem-estar durante o parto. Temos como objetivo otimizar a descida e a rotação do bebê durante o trabalho de parto. Treinamos por meio de exercícios e aparelhos para alongamento”, afirma Dra. Bárbara.

O profissional pode atuar até mesmo com as mulheres de parto cesárea, pois ajuda a tornar a recuperação mais fácil, já que o corpo tem uma memória muscular.

O fisioterapeuta obstetra também pode auxiliar a mulher durante o puerpério. Neste caso, a atuação é voltada para o posicionamento durante a amamentação, a pega do bebê, massagem e ordenha.

Fisioterapia para gestantes nos hospitais 

A fisioterapia para gestantes é uma área relativamente nova dentro da fisioterapia. Ela ainda está ganhando espaço dentro dos hospitais e clínicas, o que faz com que cada vez mais surjam vagas de emprego para esses profissionais especializados. 

O curso de Especialização de Fisioterapia em Obstetrícia do HCX é pioneiro e o único na área. O aluno terá aulas práticas e teóricas com profissionais renomados dentro do maior complexo hospitalar da América Latina.

Assim como muitas áreas que envolvem o setor da saúde, a fisioterapia obstétrica é uma especialidade que exige muita dedicação do profissional. “O primeiro ponto para se tornar um especialista na área é gostar de trabalhar com gestantes. A pós-graduação é essencial, assim como os cursos extras. Além disso, a empatia é um ponto importante também porque a gestação é uma fase muito delicada para as mulheres”, conclui Dra. Bárbara.

Acesse o site e confira mais informações sobre a capacitação!