Benefícios dos fitoterápicos para ansiedade

Fitoterápicos para ansiedade

Muitos pacientes com diagnóstico de ansiedade ou transtornos mentais precisam fazer uso de medicamentos para controlar as crises. Porém, em longo prazo, o uso de medicamentos sintéticos pode causar efeitos colaterais e desencadear certa dependência no paciente. Como alternativa, muitos profissionais indicam o uso de fitoterápicos para ansiedade.

Os medicamentos fitoterápicos são produtos derivados exclusivamente das plantas medicinais. Para uma planta ser considerada de uso medicinal, é necessário ter comprovação científica por meio de estudos pré-clínicos (com animais) ou clínicos (em humanos). O blog já abordou antes como a Fitoterapia utiliza as plantas e os usos e benefícios dos fitoterápicos.

“A planta medicinal se torna um fitoterápico quando ela tem suas funções e composição descritas em literatura oficial (no Memento Fitoterápico, Farmacopeia Brasileira, Farmacopeias Internacionais ou por meio de monografias descritas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa). Deve haver comprovação científica para classificar plantas medicinais como fitoterápicos para ansiedade”, explica a coordenadora do Curso de Especialização em Fitoterapia e Plantas Medicinais do HCX, Profa. Dra. Ana Flávia Marçal Pessoa.

Existem produtos naturais e plantas medicinais de uso tradicional que não precisam de comprovação científica, mas devem apresentar de 25 a 30 anos de utilização em uma comunidade que demonstre os efeitos benéficos. “O famoso chá de hibisco (Hibiscus sabdariffa L.), por exemplo, não tem comprovação em estudos clínicos, mas é amplamente utilizado por seu uso tradicional”, conta a Profa. Dra. Ana Flávia.

Fitoterápicos para ansiedade no Brasil

Os fitoterápicos podem ser encontrados em formas de comprimidos, soluções, tinturas, cremes de uso tópico e xaropes. No Brasil, 12 medicamentos estão disponíveis na Relação

Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e mais de 70 na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do Sistema Único de Saúde (ReniSUS)

“O uso de fitoterápicos para ansiedade e plantas medicinais tem regulamentação no Brasil, leis e documentos oficiais para a manipulação, cultivo e comercialização destes produtos”, ressalta Ana Flávia.

Por mais que seja liberado no país, o uso exige cautela e a orientação de um especialista. Geralmente os fitoterápicos para ansiedade são indicados quando o quadro se apresenta na forma leve ou moderada, sempre sob orientação de um profissional da saúde.

“Como se tratam de medicamentos com ações no sistema nervoso central (SNC), nunca devem estar associados com outros medicamentos sintéticos psicoativos, pois há comprovações de interações medicamentosas com danos hepáticos e reações adversas a nível de SNC, como efeitos de euforia ou depressão”, orienta a especialista.

Qual a importância do Fitoterapeuta?

O fitoterapeuta é um profissional da área da saúde com capacidade e autorização do Conselho Profissional para prescrever ou indicar fitoterápicos para ansiedade e outras condições devidamente registradas, comprovadas ou de uso tradicional, de maneira segura e respeitosa com o paciente.

O Curso de Fitoterapia oferecido pelo HCX Fmusp, tem o foco em aspectos teóricos, associando com a parte clínica do uso dos fitoterápicos. “Além disso, segue as legislações, documentos, diretrizes oficiais e instrumentos regulamentados pelo Ministério da Saúde”, reforça a vice-coordenadora do curso, Profa. Danielle Miranda.

“Prezamos pela compreensão dos mecanismos fisiológicos, bioquímicos e moleculares dos fitoterápicos e do corpo humano; assim, o nosso aluno terá capacidade crítica para construir seus protocolos de uso terapêutico, pois ele entenderá os mecanismos de ação dos fitoterápicos e plantas medicinais por meio da farmacognosia e farmacologia”, finaliza a Profa. Dra. Ana Flávia.

Quer se tornar um fitoterapeuta? Estamos com inscrições abertas para o curso de especialização. Envie seu currículo para o e-mail [email protected] até 31 de janeiro de 2022 ou acesse o site do HCX Fmusp para saber mais informações.