Envelhecimento da população amplia caminho na Geriatria e Gerontologia

Geriatria e gerontologia

Com os avanços da ciência, a população tende a envelhecer cada vez mais, necessitando de cuidados em geriatria e gerontologia. E já temos uma prova disso: em 2019, o país contava com mais idosos do que crianças de até 9 anos – com uma diferença superior a 6 milhões.

De 1940 até o último levantamento, a expectativa de vida aumentou mais de 30 anos, e as pessoas nascidas no Brasil têm, em média, 77 anos pela frente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E para oferecer qualidade de vida aos idosos, investimentos são necessários, principalmente em profissionais capacitados para cuidar e promover a saúde. 

“O mercado de trabalho na área de Geriatria e Gerontologia está crescendo a cada ano e a tendência é crescer ainda mais. Em 2050, a tendência é que tenhamos o dobro do número de idosos que temos atualmente no Brasil. E não temos profissionais suficientes para suprir a demanda. Assim, há a necessidade de novos especialistas na área”, afirma o Prof. Dr. José Eduardo Pompeu*, fisioterapeuta, pós-doutor em Neurologia e Neurociências.

Dentre os desafios mais recentes da geriatria e gerontologia, sem dúvidas a pandemia se destaca, afinal, muitos idosos que tiveram covid-19 precisam passar por um processo de reabilitação.

Por outro lado, há mais esperança: a internet das coisas e os avanços tecnológicos vieram para reinventar e facilitar muitos processos. Hoje em dia, por exemplo, a realidade virtual e a gameterapia auxiliam na recuperação funcional de idosos e promovem efeitos positivos semelhantes ao tratamento convencional.

“A vantagem dessas tecnologias é que elas promovem uma melhora tanto motora quanto cognitiva. Com isso, podemos melhorar o controle postural e reduzir o risco de quedas em idosos”, conta Dr. José Eduardo.

E novos sistemas surgem a cada dia; portanto, é necessário que os profissionais acompanhem a evolução por meio de atualizações, cursos, especializações e outros meios de educação. “Profissionais existem, porém poucos preparados para as necessidades específicas dos idosos. Assim, a formação de profissionais especialistas é necessária e urgente”, complementa.

Saúde do idoso: cuidados multidisciplinares

Uma equipe multiprofissional é essencial para a saúde do idoso, afinal, especialistas de diversas áreas são necessários para promover a saúde por completo.

“O fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, geriatra, psicólogo, farmacêutico, enfermeiro, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e dentista, entre outros, podem promover melhores resultados na saúde do idoso quando trabalham juntos. A atuação integrada é fundamental”, afirma Dr. José Eduardo.

Para que todos os profissionais estejam capacitados e aptos para enfrentar os desafios futuros no cuidado com os idosos, o HCX oferece especializações, aperfeiçoamentos e diversas atualizações na área de Geriatria e Gerontologia. Juntos, podemos oferecer melhor qualidade de vida para a terceira idade – acesse a página de cursos e confira a lista completa.

 

*Professor Livre Docente do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Ex-Coordenador da Especialização em Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia do HCFMUSP; Responsável pelas disciplinas de Fisioterapia na Saúde do Idoso do Curso de Fisioterapia da FMUSP; Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Tecnologia, Funcionalidade e Envelhecimento); Coordenador do Grupo de Pesquisa em Fisioterapia na Saúde do Idoso do CNPq (GRUPEFISI).