A importância da Gestão em Nutrição Hospitalar

Gestão em Nutrição Hospitalar

O nutricionista tem um papel extremamente importante dentro dos hospitais. É o profissional responsável por todo o processo de produção de alimentos, pela elaboração de cardápios, monitoramento do estado nutricional e cuidado personalizado dos pacientes. E, para que todos esses elementos tragam mais saúde às pessoas, é preciso uma boa Gestão em Nutrição Hospitalar.

No Brasil, a origem da assistência nutricional dentro das unidades de saúde remonta a um período anterior a própria regulamentação da profissão de nutricionista, obtida em 1967 pela Lei 5.276. O primeiro Serviço de Nutrição e Dietética (SND) a que se tem registro nasce com o surgimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), em 1944.

Nas últimas décadas, muita coisa mudou na Nutrição como um todo e no trabalho realizado nos hospitais, cada vez maiores para atender a um número crescente de pacientes e novas doenças. No Brasil de 212 milhões de habitantes, os SNHs (Serviços de Nutrição Hospitalar), como também são chamados, estão mais estruturados e organizados. 

Nesse novo e exigente cenário, os profissionais com uma visão mais ampla e integrada têm um papel fundamental para o bom funcionamento dos hospitais. São eles os responsáveis pela gestão do SNH, um processo complexo, que demanda experiência, conhecimento técnico em Nutrição, e de outras áreas, como administração, finanças e controle de qualidade.

Ana Paula Alves Reis, coordenadora do curso de Gestão em Nutrição Hospitalar“Hoje, o  Coordenador do Serviço de Nutrição, é reconhecido como o Gestor, mas não só ele, pois todo o nutricionista que atua na área hospitalar nas Unidades de e Internação, Ambulatório, Logística, Lactário, Unidade de Produção de Refeição e Banco de Leite, precisa ter a competência e habilidade para realizar gestão de pessoas, dos processos, gêneros, materiais e equipamentos, de custos, de indicadores, realizar as análises críticas e saber  tomar as ações corretivas”, explica Ana Paula Alves Reis, coordenadora da Especialização em Gestão em Nutrição Hospitalar do HCX.

Mestre em Saúde Pública, ela atua desde 2001 na Gestão do Serviço de Nutrição do Instituto da Criança do HCFMUSP, o maior hospital público da América Latina. Segundo Ana Paula, todo o profissional de Nutrição, e não somente o gestor, precisa ter diversas competências, como recomenda a RDC nº 5 do Conselho Nacional de Educação: atenção à saúde, capacidade de gerenciar e  tomar decisões, facilidade na comunicação, liderança e entendimento de que o aprendizado é um exercício contínuo e permanente. 

Nutrição Hospitalar e as novas tecnologias

São muitas as aptidões necessárias para ser um bom gestor em Nutrição. Isso é resultado de mudanças da própria área e, também, de fatores macro e interligados, como o crescimento populacional, da expectativa de vida e o aumento do número de pessoas que exigem cuidado hospitalar. Os desafios crescem e, também, os insumos para a atuação profissional.

Na Nutrição Clínica Hospitalar, assim como na maioria das profissões, a Tecnologia tem se tornado parte do dia a dia. Novas ferramentas e o uso de indicadores de performance permitem conhecer e intervir em uma determinada realidade. É um processo de escuta, conhecimento e empoderamento do indivíduo em relação ao seu cuidado.  “A tecnologia e a informatização em saúde são os grandes aliados para obtenção dos dados de forma rápida, com menor risco de erros e, consequentemente, maior agilidade na ação e resolução de problemas”, destaca Ana Paula.

As novas tecnologias, os indicadores e as metas hoje são grandes aliadas de uma área em constante mudança e com grande necessidade de experiência e conhecimento.

Curso de Gestão em Nutrição Hospitalar

O Brasil possui mais de 150 mil nutricionistas formados, segundo dados de 2019 do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). Desse total, 73% têm algum curso de especialização. Isso, por si só, revela um nível de competitividade e a necessidade de se manter sempre atualizado.

Para quem atua ou almeja coordenar Unidades de Nutrição e Dietética (UND), um dos caminhos está no HCX Fmusp. De forma inovadora e com o pioneirismo do Hospital das Clínicas, a Especialização em Gestão em Nutrição Hospitalar capacita o profissional com conhecimento teórico e prático para as oportunidades e desafios do segmento.

“O curso desenvolve o raciocínio do aluno frente aos processos de gestão, desde o planejamento, a coordenação, direção, supervisão e avaliação por meio de aulas teóricas, práticas e metodologias ativas”, ressalta Ana Paula.

Com uma carga-horária de 464 horas, professores com grande experiência e a possibilidade de estudar em um centro de referência em saúde pública, a Especialização do HCX promete ser um diferencial para quem quer se destacar na Nutrição Hospitalar.