HCX Fmusp estreia série de webinars

webinars

Não há dúvidas de que o novo coronavírus acelerou o processo de transformação digital mundialmente em vários setores: saúde e educação não ficaram de fora, pelo contrário. Romperam barreiras regulatórias e dificilmente algumas delas retrocederão quando tudo voltar ao novo normal – aulas, reuniões e eventos online são alguns exemplos dessa mudança. E foi com o objetivo de ajudar médicos, gestores e especialistas da saúde a trocar informações importantes para o combate ao novo coronavírus, que o HCX Fmusp lançou, em junho, uma série de webinars no canal do YouTube da escola.

No primeiro mês, foram realizados dois encontros virtuais, e a diretora executiva do HCX, Gisleine Eimantas, foi quem moderou as reuniões. Confira a seguir um pouco de cada encontro virtual e prepare-se para os próximos: vamos, juntos, reunir e trocar informações de qualidade.

 

Pandemia e as habilidades cirúrgicas

“Como treinar e manter as habilidades cirúrgicas em tempos de pandemia” foi o tema do webinar de estreia, realizado em 4 de junho. O bate-papo reuniu grandes especialistas para falar de treinamentos virtuais, oportunidade de aprendizado médico em tempos de pandemia, benefícios da simulação médica com realidade virtual, como fornecer habilidades cirúrgicas com segurança e ética aos residentes e estudantes de medicina em meio à Covid-19 e o futuro da saúde que já está se tornando realidade.

O webinar contou com a participação de Edivaldo Utiyama, vice-diretor clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Sergio Damous, coordenador do treinamento de videolaparoscopia do Programa Avançado de Residência Médica de Cirurgia Geral do HCFMUSP, Patrícia Ribeiro, gerente de simulação e treinamento do Instituto Simutec e Leandro Totti Cavazzola, coordenador do programa de cirurgia robótica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

 

Covid-19: ultrassom pulmonar

Em 18 de junho, o segundo webinar foi organizado para discutir a importância do ultrassom pulmonar nos casos de Covid-19, com a participação do Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, diretor do Instituto de Radiologia (InRad) e do Conselho de Inovação do HCFMUSP, da Dra. Cristina Chammas, diretora do InRad, e do Dr. Paulo Savoia, médico radiologista do InRad. 

Os especialistas estão envolvidos em uma pesquisa ainda em fase inicial que compara achados de tomografia e de ultrassonografia de Covid-19, mas que já conta com boa casuística e deve render resultados sólidos em breve.

O encontro virtual abordou ferramentas diagnósticas e de avaliação de lesão pulmonar na Covid-19, a correlação dos resultados da ultrassonografia e da tomografia para triagem e o monitoramento e vantagens dos exames à beira leito em casos do novo coronavírus. Também foram discutidas as habilidades necessárias para o profissional utilizar as ferramentas e a importância da Inteligência Artificial (IA), principalmente neste momento.

 

Webinars de julho: anote na agenda

Neste mês, a série de encontros está focada no tema “Gestão de Crise em hospitais e instituições de saúde”; confira as datas e participantes e acesse o YouTube do HCX, sempre às 17h para conferir:

  • 1º de julho, Profa. Anna Sara Levin: “A importância das Diretrizes das Centrais de Controle de Infecções em tempos de pandemia”;
  • 8 de julho, Antônio José Pereira: “A liderança e a gestão de crise em hospitais e instituições de saúde: presente e futuro”;
  • 15 de julho, Dr. Sérgio Timerman: “Corrente da Sobrevida da Covid-19”;
  • 22 de julho, Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho: “Desafios e recomendações na gestão de cuidados na UTI em tempos de pandemia”.

Acesse e participe!