Dia do Hospital celebra a saúde, a cura e a vida

Dia do Hospital

Nesta quinta-feira, celebra-se a fundação de uma instituição essencial em nossa sociedade, ainda mais no atual momento de pandemia do novo coronavírus. É o 2 de julho, Dia do Hospital.  

O Ministério da Saúde apresenta uma definição abrangente do que é o Hospital: “A parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência integral, curativa e preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive o domiciliar. Constitui-se, também, em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente”.  

Longe de ser apenas um lugar, é no hospital onde se promove a saúde e o bem-estar da comunidade. Empenha-se na cura das pessoas e capacitação de milhares de profissionais na Saúde.

Eloisa Bonfa destaca papel do HC no combate à Covid-19

Dra. Eloisa Bonfá, Diretora Clínica do HCFMUSP
Dra. Eloisa Bonfá

Neste Dia do Hospital, o HCX Fmusp não poderia deixar de ouvir e prestar sua homenagem ao Hospital das Clínicas, centro que é referência em pesquisa, diagnóstico e tratamento de doenças há décadas e que, nesta pandemia, tem sido referência para o Brasil.

Confira, a seguir, o depoimento da Dra. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora Clínica do HC.

                   O HC é o maior hospital público da América Latina com aproximadamente 2400 leitos e oito Institutos especializados. No dia 30 de janeiro de 2020 o Comitê de Crise Institucional foi ativado para o atendimento da pandemia. Em março foi realizada, em apenas duas semanas, a maior operação de guerra pela vida que ocorreu nos 76 anos do Hospital.  O Instituto Central foi isolado para o atendimento exclusivo dos pacientes com COVID e foram transferidos todos os atendimentos de pacientes sem COVID para os outros Institutos. 

                   A gravidade dos casos exigiu a ampliação progressiva e rápida de leitos de UTI para 300, um processo muito complexo que requereu adaptações de área física incluindo a transformação de salas cirúrgicas e enfermarias em UTIs, divisão de equipes entre as áreas com e sem COVID, treinamento dos profissionais de saúde, organização de times de atendimento, adaptação da infraestrutura e organização da nova logística.  

                  Foi um grande desafio para todos os 20 mil colaboradores e um ato de generosidade e heroísmo para os quase 6 mil que foram trabalhar na linha de frente. Este esforço conjunto está valendo a pena. Até o dia 30 de junho foram internados mais de 3300 pacientes e tivemos mais de 2000 altas de paciente graves com COVID! Juntos demonstramos a força e a liderança do HC que fez muita diferença nesta batalha! 

                  Em nome do Comitê de Crise, agradecemos o apoio de todos!

#HCComVida

Uma das iniciativas de destaque vividas e amplamente divulgadas pelo HCFMUSP, que busca manter sua estrutura atendendo e funcionando adequadamente neste momento de extrema crise, é a campanha #HCComVida.

Com o lema “Mais do que um convite, uma missão para manter o HC ainda mais forte”, a campanha visa arrecadar fundos para que o hospital possa ampliar o diagnóstico da Covid-19, garantir respiração artificial para pacientes em estado grave, ter a capacidade de recuperá-los e suportar projetos e estudos de pesquisa sobre o novo coronavírus, entre outros.

A campanha visa arrecadar R$ 57 milhões; até o momento, chegou a pouco mais de R$ 29 milhões. Qualquer pessoa ou empresa pode contribuir no portal https://viralcure.org/hc com o valor desejado. No site há também o detalhamento de cada missão e a prestação de contas do que tem sido feito com os valores arrecadados.

Curiosidades sobre o hospital e o atendimento à saúde

Você sabia?

  • O dia 2 de julho foi escolhido por ser a data da fundação do prédio da Santa Casa de Misericórdia, em 1945;
  • Hospital é coisa antiga: há pinturas de 2920 a.C., entre a Galileia e a Judeia, que sugerem um local de cura de guerreiros;
  • Por volta do século IV, a expansão do Cristianismo se mistura com o desejo de cura; as pessoas procuravam templos para rezar por sua saúde, e acabavam sendo tratadas pelos religiosos – acredita-se que esses lugares serviram como base para as estruturas dos hospitais como os conhecemos hoje;
  • O primeiro hospital criado no Brasil foi a Santa Casa de Misericórdia de Santos, em 1543;
  • O Brasil tem hoje mais de 6 mil hospitais, sendo quase 3 mil públicos;
  • Determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Hospital é comemorado em 14 de julho.

Fonte: Brasil Escola.