O papel e a importância do técnico de enfermagem

importância do técnico de enfermagem

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), do Ministério da Educação, o técnico de enfermagem é um profissional habilitado para desempenhar diversas funções fundamentais no campo da saúde. Sob a supervisão de um enfermeiro, ele é capacitado para oferecer cuidados integrais de enfermagem a indivíduos, famílias e grupos sociais vulneráveis ou não.

A atuação desse profissional abrange uma ampla gama de atividades relacionadas à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença ao longo do ciclo vital. Além disso, ele é parte essencial da equipe multidisciplinar e participa ativamente do planejamento e execução das ações de saúde.

No dia a dia, suas atribuições incluem a realização de curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, cuidados pós-morte, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais. “Ele também tem a responsabilidade de preparar o paciente para procedimentos de saúde, garantindo que estejam devidamente orientados e confortáveis”, pontua a Profª. Maria Inês Portero, enfermeira e coordenadora de cursos técnicos na Escola do HCFMUSP.

A importância do técnico de enfermagem vai além do dia a dia nos serviços, pois ele também desempenha um papel relevante em comissões de certificação de serviços de saúde, como o núcleo de segurança do paciente, serviço de controle de infecção hospitalar, gestão da qualidade dos serviços prestados à população, gestão de riscos e comissões de ética de enfermagem, transplantes e óbitos.

Formação profissional do técnico de enfermagem

Para desempenhar todas essas funções, o profissional precisa adquirir e aprimorar conhecimentos específicos. Entre eles, destacam-se o entendimento das políticas públicas e o entendimento de sua atuação profissional alinhada às diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). É fundamental que ele domine as técnicas aplicadas na área, sempre respeitando uma postura humana e ética.

“Além disso, habilidades como resolução de situações-problema, comunicação eficaz, trabalho em equipe e interdisciplinar, familiaridade com tecnologias da informação e da comunicação, gestão de conflitos e ética profissional são aspectos essenciais para o sucesso nessa profissão”, conclui.

Dessa forma, o profissional estará apto para escolher onde deseja trabalhar, podendo ser hospitais públicos e privados, clínicas, unidades básicas de saúde e de pronto atendimento, domicílios, empresas, escolas, creches, aeroporto, entre outros.

A habilitação do técnico de enfermagem representa um importante pilar no sistema de saúde, contribuindo para o bem-estar e a recuperação de pacientes e para a promoção de uma assistência humanizada e eficiente. Sua atuação abrange uma série de competências técnicas e habilidades interpessoais que, aliadas a um comprometimento com a educação continuada, consolidam sua importância na equipe de saúde e na comunidade em geral.

O mercado de enfermagem no Brasil

Segundo a Pesquisa Perfil da Enfermagem (Cofen/Fiocruz), a enfermagem no Brasil é composta de 80% de técnicos e auxiliares e 20% de enfermeiros, concentrados na região Sudeste, sendo enfermeiros (53,9%) e técnicos e auxiliares (56,1%), proporcionalmente à população.

Esta realidade mostra a importância do técnico de enfermagem e outros setores da área, pois impulsiona a valorização de profissionais de nível técnico buscando a melhoria na qualidade do ensino e, em especial, na área da saúde. No que se refere ao mercado de trabalho, as estatísticas apresentam 59,3% das equipes de enfermagem no setor público, 31,8% no setor privado e 14,6% no setor filantrópico.

Qual é o salário de um técnico de enfermagem?

Em São Paulo, o técnico de enfermagem ganha entre a média e o teto do piso salarial 2023, de acordo com convenções coletivas e dissídios. Dessa forma, para uma jornada de 38 horas semanais, o salário fica em torno de R$2.951,84.

Diferenciais de estudar no Hospital das Clínicas

O HCX Fmusp está localizada no meio do corredor Consolação/Rebouças/Francisco Morato e Av. Dr. Arnaldo/Paulista, onde há uma enorme oferta de locais para trabalho, além de uma imensurável quantidade de consultórios, clínicas, laboratórios e outros.

A região é de fácil acesso, com corredor de ônibus e linhas de metrô próximas ao Complexo do Hospital das Clínicas. Portanto, trata-se de uma localização privilegiada, que comporta de forma adequada o fluxo de alunos.

“O curso técnico do HCX prepara os alunos a buscarem uma nova perspectiva profissional, com conteúdos mais complexos e temas que envolvem humanização, ética e relações humanas e gestão”, esclarece a professora.

Técnico em Enfermagem

O curso Técnico de Enfermagem, promovido pelo HCX Fmusp e coordenado pela Profª. Maria Inês, tem por objetivo promover o desenvolvimento de competências e habilidades, visando à formação com visão crítica e contextualizada. Dessa forma, o aluno estará apto para ser integrante de uma equipe multiprofissional, em diferentes níveis de atenção à saúde, junto a pacientes não críticos, críticos e/ou com demandas especiais.

É necessário ter o Ensino Médio completo e completar 18 anos até 31 de janeiro de 2024. As inscrições estão abertas e terminam na próxima semana, em 31 de julho.

Veja também: A aquecida área da Enfermagem