Conheça os benefícios da Meditação

Meditação

A pandemia de Covid-19 provocou alta em diversos transtornos de saúde mental, como estresse, ansiedade e depressão. De março a novembro de 2020, o número de atendimentos psiquiátricos aumentou 25% . E a meditação é uma aliada dos tratamentos convencionais para aliviar a angústia em tempos de medo e incertezas, já que promove o bem-estar físico e mental, e ajuda a desacelerar a mente.

Mesmo antes da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dados em 2019 que afirmavam que o Brasil era o país mais ansioso do mundo, e o 5º mais depressivo. Toda essa carga foi reforçada ainda mais após a chegada do novo coronavírus, que mudou rotinas, trouxe aflições e dificuldades econômicas.

A meditação chega para ajudar em um momento tão delicado: ela consiste em se concentrar e controlar a respiração para estabilizar o corpo. Parece difícil esvaziar a mente com tanta coisa importante acontecendo no mundo, mas é importante se “desligar” por alguns momentos, relaxar e recarregar as energias.

Independente de crenças e religiões, a prática é indicada para todos os públicos, gêneros e idades.

Benefícios da meditação para o corpo

O treinamento de respiração promovido pela meditação melhora a oxigenação do corpo, acalma, reduz a perda de memória, ajuda a controlar a ansiedade e a dormir melhor. Além disso, fortalece a mente, auxilia na imunidade – muito necessária em tempos atuais -, aumenta a produção de hormônios, como a endorfina, que traz a sensação de prazer, ameniza o estresse e aumenta a autoestima.

Respirar com consciência traz mais clareza e tranquilidade, saindo do piloto automático e voltando a atenção para o presente, principalmente em casos de ansiedade.

Como a respiração da meditação prepara para a estabilidade, acalma a mente e o corpo, também é indicada para momentos antes de dormir. O relaxamento profundo permite que a pessoa caia no sono mais rapidamente e com qualidade, já que a prática comunica para o corpo que é um momento de mudança e de deixar o dia que passou para trás.

Na parte física, a meditação ajuda a relaxar em situações de tensão muscular após longos períodos de trabalho, por exemplo. Mas mais do que isso: promove o autoconhecimento dos próprios limites.

Como meditar

Por se tratar de um estado de atenção focada, a meditação pode ser praticada em qualquer lugar. Confira algumas dicas para quem nunca meditou e deseja começar – afinal, são muitos os benefícios:

1- Acomode-se em uma posição confortável para ter apoio e equilíbrio. Tente encaixar o quadril e deixar a coluna ereta;

2- Relaxe os ombros e, se possível, feche os olhos;

3- Coloque os pensamentos de lado e traga a atenção toda para a respiração. Respire cada vez mais lento, mais longo e mais profundo, e encontre um ritmo harmônico;

4- Acalmando a sua respiração, automaticamente você tranquiliza o seu corpo e a sua mente também!

Passamos muito tempo conectados, consumindo informação, trabalhando e não dando descanso para a mente e o corpo. Fazer pausas, colocar de lado as ocupações por alguns períodos e controlar a respiração é extremamente importante – permita-se, conheça seus limites e cuide de você!