Prescrição de Canabidiol: o que você precisa saber

Médico passa prescrição de Canabidiol

Quando o assunto é prescrição de Canabidiol (CBD), ainda podem surgir muitas dúvidas. Para te ajudar neste desafio, preparamos este blog como um miniguia. Leia o conteúdo e compreenda o que está autorizado para prescrição de Canabidiol, e as possibilidades nesta área, desde as indicações para doenças até as dosagens. 

O que é Canabidiol? 

O Canabidiol é um dos 80 canabinoides da planta Cannabis sativa, e é regulamentado para uso medicinal pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ao contrário da planta, o CBD não causa efeitos psicoativos, sendo segura a sua prescrição aos seus pacientes, desde que devidamente recomendado. Os efeitos colaterais geralmente são leves, como é possível ocorrer com qualquer outro medicamento.

Quais as indicações do Canabidiol 

Por enquanto, é importante que você esteja ciente das prescrições de Canabidiol mais recomendadas, mas também saiba que há estudos em andamento sobre o uso do Canabidiol para diversas outras doenças.

“As indicações com mais estudos e comprovações são para epilepsia, principalmente para epilepsia refratária, e mais precisamente os estudos feitos em síndromes  neurológicas graves na infância, como síndrome de Dravet, síndrome de Lennox Gastaut e síndrome de West”, aponta o Dr. Renato Anghinah, Professor Livre-Docente da FMUSP e neurologista no HCFMUSP.

Outra indicação é o tratamento do transtorno do espectro autista (TEA), que está sendo estudado de forma robusta e ganhando cada vez mais apoio, embora ainda não seja considerado unânime no meio científico. 

“Quando os pacientes respondem ao tratamento, observamos um significativo benefício na redução da agressividade, podendo inclusive melhorar a sociabilidade das crianças autistas”, avalia o especialista. 

Uma terceira indicação está para a ansiedade, desde que seja devidamente recomendado por um especialista, a depender do quadro do paciente. 

Há ainda estudos para doenças degenerativas, como os casos de Parkinson e Alzheimer. Neste caso, não há comprovações de cura ou redução da velocidade de progressão do quadro, mas a medicação pode auxiliar no bem-estar e na melhor qualidade de vida

Quem pode prescrever Canabidiol? 

Em geral, se você é formado em Medicina ou Odontologia, tem autorização para seguir com a prescrição de Canabidiol; porém, é necessário ter o conhecimento dessas substâncias e suas propriedades para fazer uma prescrição adequada e segura.

Como é feita a dosagem?

O Conselho Federal de Medicina (CFM), conforme a Resolução Nº 2133/2014, recomenda iniciar a dosagem de Canabidiol em 2,5 mg/kg/dia, podendo chegar no máximo a 25 mg/kg/dia. A dose total da prescrição de Canabidiol deve ser dividida em duas administrações diárias, via oral.

A resposta ao tratamento com Canabidiol tem sua explicação no perfil farmacogenético dos pacientes. “Existe diferença na resposta a qualquer medicamento; há pessoas que usam uma dose pequena de remédios para dormir e acabam dormindo o dia inteiro, enquanto outras tomam a mesma medicação em dose alta sem gerar efeitos significativos. Isso se deve a fatores individuais e às características únicas de cada paciente”, explica o Dr. Renato Anghinah, fazendo uma analogia ao Canabidiol. 

Curso de Medicina Canabinoide 

Para você que é da área da saúde e quer impulsionar a sua carreira e ser reconhecido pelo mercado, o HCX oferece o curso de “Medicina Canabinoide: Abordagem Baseada em Evidências Científicas”. 

Domine o conhecimento dos produtos à base de cannabis, desde a sua origem até a correta indicação, incluindo a prescrição de Canabidiol. Por fim, ofereça um atendimento humanizado e de excelência aos seus pacientes, por meio de uma formação responsável e de referência.

“O curso não tem viés comercial ou ativismo canábico e sempre vai fornecer as informações que são relevantes do ponto de vista científico”, explica o coordenador e especialista, Dr. Renato Anghinah.

Se inscreva no curso de Medicina Canabinoide e seja um parceiro do HCX nessa experiência transformadora!