Varíola dos macacos: tudo o que você precisa saber

varíola dos macacos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou no dia 23 de Julho emergência global de saúde pública para a varíola dos macacos. Até o momento, mais de 16 mil casos foram relatados em 75 países, 600 deles no Brasil.  Diante desse cenário, é preciso entender melhor o que é a doença para prevenir sua disseminação. 

O que é a varíola dos macacos?

O monkeypox virus, o vírus que causa a varíola dos macacos e que pertence ao gênero orthopoxvirus, não é algo novo, pois há relatos da doença desde 1958 na Dinamarca. É uma doença também já conhecida em algumas regiões da África.

“O vírus monkeypox é do grupo dos vírus ‘pox’, que causam várias doenças, inclusive a varíola humana. O vírus da varíola dos macacos, na verdade, é um vírus presente em roedores. Veio da África, onde as pessoas se contaminam predominantemente pelo contato muito próximo com os animais”, explica a Dra. Anna Sara Levin, Chefe da Divisão de Moléstias Infecciosas do HC-FMUSP

Diferente da Covid-19 e de algumas outras doenças virais, a transmissão da varíola dos macacos não ocorre tão facilmente pelo ar: é necessário ter o contato com pessoas infectadas para a disseminação da doença.

Além disso, ela não possui um alto índice de mortalidade. “A doença é transmitida só quando há um contato muito próximo. Até agora, aparentemente, é uma doença leve também. Porém, na África, há casos de pessoas que foram a óbito por conta da varíola dos macacos”, afirma a Dra. Anna Sara. 

Os sintomas são bem semelhantes à varíola humana: febre alta, dor de cabeça e muscular, coceira e bolhas que surgem na pele, mas a varíola é muito mais grave.

Qual o tratamento para varíola dos macacos?

Apesar de ainda não ter um tratamento específico para a doença, a imunoglobulina vacinal passou a ser recomendada para casos graves. 

A indicação é cuidar das bolhas e erupções cutâneas causadas pela varíola dos macacos deixando o local bem higienizado e evitando contato com olhos e boca – as feridas tendem a desaparecer em semanas. 

Varíola erradicada no Brasil 

Desde 1980, a varíola humana – doença diferente da varíola dos macacos – é considerada erradicada no Brasil pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso, a vacina contra a doença não é realizada desde então. Por isso, grande parte da população nunca recebeu a vacina.

“Provavelmente a vacina contra varíola também protege contra a varíola dos macacos”, comenta Dra. Anna Sara. Os especialistas ainda estão avaliando, pois não se sabe a duração da imunidade conferida pela vacina. Se houver a necessidade de uma nova campanha de vacinação contra a doença, o país ainda não tem estoques suficientes para toda a população. 

Para evitar o contágio da varíola dos macacos e de outras doenças, evite contato com pessoas infectadas pela doença e faça a higienização frequente das mãos.