Biologia molecular é a principal ferramenta de estudo da genética

biologia molecular

Biologia é um termo comum entre todos nós, desde os tempos da escola, em que tínhamos a disciplina na grade curricular e estudávamos o ecossistema, os diferentes tipos de animais e as células. Por mais que parecesse complicado naquela época, o universo dessa ciência é muito mais complexo e tem particularidades que são estudadas por profissionais renomados. Uma dessas áreas é a Biologia Molecular. 

Impossível dissociar a Biologia Molecular da figura de Gregor Mendel. Considerado o “pai da genética”, sua pesquisa com ervilhas permitiu que as regras gerais da herança genética fossem criadas. 

O que é Biologia Molecular?

Essa área é resultado da intersecção entre a bioquímica, a genética e a biologia celular. Além disso, ela é a base para várias técnicas utilizadas para conhecermos melhor o que é a biologia clássica. “A biologia molecular estuda a estrutura química e física de macromoléculas, tais como DNA, RNA e proteínas, procurando entender as atividades biológicas não só nas células, mas muitas vezes entre as células, incluindo a síntese e a modificação dessas macromoléculas e seus mecanismos e interações”, comenta a Dra. Luciana Nardinelli, doutora em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP). 

Onde se aplica a Biologia Molecular? 

O campo de atuação da biologia molecular é muito amplo, já que toda a vida está concentrada no material genético. As técnicas de estudo estão cada vez mais aprimoradas e, principalmente para a medicina humana, ela vem como uma aliada forte no diagnóstico de doenças ligadas aos genes e até mesmo aos polimorfismos.

Os laboratórios clínicos também estão aumentando o número desses profissionais, sobretudo após a pandemia da Covid-19: “O principal teste para a identificação do vírus é baseado em uma técnica de biologia molecular chamada PCR em tempo real”, pontua. 

Além disso, ela tem diversas outras aplicações, como:

  • Oncologia: subclassificação molecular de tumores para terapia-alvo;
  • Farmacogenômica: estuda como cada indivíduo responde a um determinado tratamento;
  • Análise Forense;
  • Terapia gênica: CAR-T cells;
  • Toxicologia: estuda como organismos respondem a agentes tóxicos;
  • Agricultura: sementes geneticamente modificadas para maior produtividade;
  • Meio-ambiente: microrganismos geneticamente modificados que podem ser utilizados no controle da poluição;
  • Zoologia: características populacionais e taxonomia.

Quais os campos de atuação? 

O mercado de trabalho da biologia molecular está em crescimento, tanto devido à pandemia, como falado anteriormente, quanto pelo aumento de doenças crônicas e da população idosa. No campo da oncologia, o diagnóstico molecular está se tornando imprescindível para o correto tratamento e manejo do paciente. “Porém, vale aqui lembrar que o profissional que deseja atuar nesta área precisa estar bem qualificado, pois as técnicas são muito sensíveis, os resultados podem ser complexos de serem analisados e também são, de forma geral, de alto custo”, completa.

Na parte de pesquisa, não há restrição sobre quem pode se inserir no meio da biologia molecular, ou seja, nutricionistas, dentistas, enfermeiros e veterinários, por exemplo, podem fazer estudos utilizando as técnicas. Já nos laboratórios clínicos, os profissionais autorizados são somente farmacêuticos, biomédicos e biólogos.

Cursos de biologia molecular no HCX

O HCX, oferece duas opções de curso para quem deseja se aprofundar na área: Biologia Molecular: Eletroforese Capilar para Sequenciamento de Sanger e Análise de Fragmentos e Biologia Molecular para Iniciantes: da Extração à PCR em Tempo Real

O primeiro tem por objetivo capacitar os alunos a realizar ensaios de sequenciamento com a técnica de Sanger, elaborar análises dos fragmentos sequenciados para garantir a qualidade e a segurança dos resultados.

O segundo traz a vivência prática nas técnicas básicas de biologia molecular, da extração de ácidos nucleicos (RNA e DNA) a PCR em tempo real, em que os alunos poderão ativar todos os métodos praticados. Ele será realizado no Departamento de Hematologia do HCFMUSP e as inscrições se encerram em 20 de março. Os dois cursos têm coordenação dos Drs. Luciana Nardinelli, Hebert F. Culler e Samuel C. F. Couto.  

Para outras informações, acesse a página dos cursos de Biologia Molecular.