Tudo sobre a Pós-graduação em Fitoterapia do HCX

pós-graduação em fitoterapia

Você já ouviu falar que chá de camomila acalma? E que o de erva-cidreira é bom para o estômago? Essas informações não são mitos, elas têm comprovações científicas por meio de estudos pré-clínicos (com animais) e clínicos (em humanos). Apesar das mães e avós terem “experiência na área”, há períodos corretos de coleta de cada planta, além de uma maneira adequada de preparação.

Quando todo manejo é feito da forma certa, as plantas se tornam grandes aliadas da saúde e são prescritas por médicos. Através da Pós-graduação em Fitoterapia, os profissionais entendem todas as suas principais características para fazer recomendações seguras e apropriadas para cada tratamento.

O que é a fitoterapia?

A fitoterapia realiza um processamento da planta medicinal, de forma que um derivado vegetal é extraído. Ele é formado por microcomplexos – diversas moléculas que atuam em diferentes partes do organismo, e podem ser usadas em formato de comprimidos, chás, pomadas, etc. 

“A Melissa officinalis (erva-cidreira), por exemplo, é boa para o estômago, mas ela também ajuda no sistema nervoso central”, pontua a Dra. Ana Flávia Marçal, coordenadora do curso de Especialização em Fitoterapia e Plantas Medicinais do HCX.

Para que serve o remédio Fitoterápico? 

Os fitoterápicos podem ser utilizados em casos de doenças ou condições leves a moderadas, como uma gripe, uma indigestão ou insônia leve. Para doenças crônicas, como ansiedade, elas atuam como um complemento do tratamento com medicamentos sintéticos. Quando o profissional da saúde consegue realizar um manejo adequado, associando os dois tipos, o paciente pode ter uma melhora terapêutica.

“O bom fitoterapeuta não exclui a utilização de medicamento sintético. Ele sabe administrar as duas fórmulas para evitar interações medicamentosas e o uso crônico de alguns remédios”, afirma. Vale lembrar que a fitoterapia tem uma regulamentação junto à Anvisa, ou seja, os profissionais respeitam os protocolos federais e internacionais de utilização.

O conceito de achar que, por ser natural, é liberado para todo mundo, é errado – é importante saber que natural não é sinônimo de segurança. Os fitoterápicos têm contraindicação como qualquer outro medicamento, e não podem ser prescritos para determinados pacientes, como crianças, gestantes, mulheres que estão amamentando, imunodeprimidos, pessoas que têm câncer e que estão fazendo quimioterapia. Com a Pós-graduação em Fitoterapia, o profissional é capacitado para indicar esse tipo de remédio de maneira segura, por meio de informações confiáveis e embasamento científico.

O uso da medicação fitoterápica tem início, meio e fim – ela não é e nem deve ser utilizada eternamente. Ela tem um tempo máximo de utilização que deve ser passado ao paciente e, por isso, a boa compreensão do profissional é importante para que todas as informações sejam dadas corretamente. 

Trabalhando com a Fitoterapia

Sendo um campo bem amplo, que agrega diferentes profissionais, a Pós-graduação é essencial para atuar como Fitoterapeuta e fazer as prescrições de forma correta. Médicos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros, biólogos, biomédicos, fisioterapeutas, veterinários e dentistas podem se especializar na área e implementar esse tipo de medicamento no seu dia a dia. “Alguns profissionais não precisam da especialização para prescrever os fitoterápicos, mas é importante pensar: como eles vão fazer isso se não têm conhecimento?”, questiona. 

Os profissionais de Farmácia Viva também podem passar pela pós-graduação se comprovarem este trabalho. Eles não podem passar prescrições, mas podem ajudar na propagação e divulgação do conhecimento.

Pós-graduação em Fitoterapia

O HCX, oferece o curso de Especialização em Fitoterapia e Plantas Medicinais EAD, com coordenação das Dras. Ana Flávia Marçal e Danielle Miranda. O objetivo é levar segurança aos profissionais da área da saúde para que eles possam ou não indicar as plantas medicinais e os fitoterápicos.

O curso traz a base racional, com protocolos que devem ser seguidos, com atenção às contraindicações. Com aulas síncronas, os professores compartilharão a sua vivência, a partir de módulos específicos, como Ambulatório – nele, os alunos desenvolverão estudos de casos clínicos.

A Pós-graduação em Fitoterapia do HCX tem um diferencial: um horto didático onde o aluno pode fazer o manejo das plantas e saber sobre o ciclo de vida de cada uma delas. Esse contato ajuda na identificação e nos pequenos cuidados, como horário de colheita. A aula prática é in loco, porém, quem não conseguir ir, poderá assistir online. 

Para outras informações, acesse a página do curso.

Leia também: Terapia Ocupacional – Reinsercao Social