Conheça o Lepic HC

Fachada Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação Cirúrgica

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) inaugurou o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia (Lepic). O objetivo é elaborar programas de ensino, pesquisa e inovação nos campos de laparoscopia, videocirurgia, videoendoscopia e cirurgia robótica. Todos os cursos são certificados pelo HCX.

O Lepic se apresenta para a comunidade acadêmica como uma alternativa para ensinar, treinar e capacitar cirurgiões, de modo que o ensino continuado esteja presente no cotidiano dos profissionais – ele possibilitará o intercâmbio entre a USP e outras instituições, tanto de professores, quanto de alunos. É fundamental que eles continuem aprendendo e treinando, o que cria a necessidade de um centro de treinamento de qualidade.

Com cursos regulares, o laboratório traz desde fundamentos da cirurgia minimamente invasiva até conceitos mais avançados, como o uso de big data e inteligência artificial. O desenvolvimento de profissionais da saúde e a ampliação do acesso à educação médica para a cirurgia são os propósitos para esse novo passo da instituição, que trará melhores resultados para os pacientes e mais sustentabilidade ao sistema de saúde. “Nós entendemos que hoje é impossível treinar residentes sem ter habilidade de treinamento em laboratório para exercer com segurança a sua atividade profissional”, pontua o Prof. Dr. Luiz Carneiro, Diretor do Serviço de Transplante de Fígado e Cirurgia do Hospital das Clínicas e professor e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Sala de Treinamentos do Lepic

Trata-se de um lugar onde os profissionais podem desenvolver a expertise, compreender a integração entre as tecnologias e identificar o que elas podem fazer; assim, alunos da graduação, residência médica, pós-graduação e até mesmo desenvolvedores de softwares e games cirúrgicos podem assimilar como funciona uma sala de cirurgia. A importância da cirurgia robótica só aumenta e os profissionais precisam de treinamento e capacitação: “O Lepic, além de estar ligado por streaming a todos os centros cirúrgicos da instituição, tem como objetivo a inovação tecnológica e a criação de metodologias de treinamento cirúrgico”, afirma o Prof. Dr. Ivan Cecconello, Professor Titular da Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia do HCFMUSP.

Localizado nas dependências do maior complexo hospitalar da América Latina, o Lepic representa uma quebra de paradigmas, ao levar inovação e excelência para a formação do profissional. Outras áreas também precisam se integrar a esses projetos, pois é necessário que engenheiros e matemáticos, por exemplo, participem do desenvolvimento das tecnologias e dos simuladores. Uma das finalidades é introduzir o laboratório na Universidade de São Paulo, para que esses alunos também possam fazer parte.

Conheça os cursos do Lepic