A importância do instrumentador cirúrgico nas salas de cirurgia

Instrumentador Cirúrgico

Cirurgias são processos delicados em que a segurança do paciente deve ser um dos principais focos. Para isso, a equipe cirúrgica deve estar bem alinhada, com cada profissional executando sua função de maneira correta e competente. Entre eles, estão cirurgião, anestesista, auxiliar e instrumentador cirúrgico.

O que faz um Instrumentador Cirúrgico?

Ele é um elemento primordial dentro das salas de cirurgia. A concentração dos médicos é o ponto principal nesse cenário, então o  instrumentador cirúrgico tem o papel de coordenar a mesa de instrumentos, implantes e descartáveis, acompanhando o passo a passo do procedimento. Para que o cirurgião atue com tranquilidade, a dedicação e a prontidão desses profissionais são essenciais. 

Para isso, o instrumentador cirúrgico deve ser extremamente qualificado – além de anatomia e tempo cirúrgico – ele deve manusear e preparar os materiais de acordo com as necessidades e particularidades, utilizar os insumos de forma racional e estar atento à contaminação de sítio.

“O profissional é cada vez mais imprescindível por colaborar em diversos aspectos dentro da dinâmica de uma cirurgia. Hospitais de grande porte percebem essa importância e já o integram à equipe cirúrgica há muito tempo, visando, principalmente, a segurança do paciente”, afirma Dra. Anna Carolina de Lira Alves, ex-aluna e atualmente professora do curso de Instrumentação Cirúrgica do HCX Fmup. 

Onde o instrumentador cirúrgico pode trabalhar?

O campo de atuação é vasto; ele pode atuar em consultórios, clínicas médicas, hospitais públicos e privados (regime CLT), como autônomo em uma ou mais equipes particulares, em empresas como representante de material cirúrgico, entre outros. Nos dois primeiros, o trabalho é paralelo ao do médico, com organização de agenda, pós-operatórios e aquisição de insumos. 

Infelizmente, esse profissional ainda não é regulamentado por conta de questões que envolvem o ensino, como a formação de leigos e profissionais formados que são obrigados a ingressar na enfermagem.

“Essa questão enfraquece a categoria e nos coloca numa posição desconfortável legalmente, sem direitos regulamentados, sindicatos, etc.”, pontua Dra. Anna Carolina. Somente em novembro de 2022, o Senado aprovou o projeto de lei que regulamenta a profissão (PLC 75/2014). 

Como se tornar um Instrumentador Cirúrgico?

Para que o instrumentador cirúrgico seja bem qualificado, é importante que a sua instituição de ensino pregue a integralidade da formação e não veja a profissão apenas como o passar de instrumental cirúrgico: “Ela precisar exigir que o aluno já seja da área da saúde, pensando em acompanhar a modernização das rotinas desses serviços”, explica.

O curso de Instrumentação Cirúrgica do HCX proporciona conhecimentos teóricos e desenvolvimento de habilidades para alunos que já são técnicos em enfermagem ou enfermeiro. A grade curricular traz postura profissional e embasamento teórico-prático em Anatomia, Fisiologia, Microbiologia e em atividades específicas do procedimento cirúrgico.

Acesse o site do HCX e confira mais detalhes sobre o curso.