Atuação da Enfermagem no câncer infantil

Especialização no tratamento do câncer

A previsão é de que ocorram 704 mil novos casos de câncer no Brasil a cada ano durante o período de 2023 a 2025.Os números são de um levantamento realizado pelo Instituto do Câncer (Inca). Atualmente, as doenças oncológicas ocupam o 2º lugar no índice de mortalidade no país e atingem tanto a faixa pré-escolar como os adolescentes. 

Os dados são preocupantes e revelam, também, a importância de qualificar profissionais no atendimento e cuidado especializado. Para falar sobre o assunto, a equipe do HCX conversou com a enfermeira pediátrica do Instituto da Criança e do Adolescente (ICr), Profa. Dra. Amparito Castro. 

Graças aos avanços na área da saúde, hoje mais de 85% das crianças com câncer sobrevivem mais de 5 anos. De acordo com o Inca, em 1970, a taxa de sobrevida em 5 anos era de 58%. A boa notícia é que, caso seja diagnosticado de forma precoce e tratado, as chances de cura do câncer infantil chegam a 80%. 

Enfermeira Pediatra Amparito Castro
Coordenadora da Pós de Enfermagem em Oncologia Pediátrica

Com objetivo de formar enfermeiros capazes de prestar assistência segura, humanizada e de excelência, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP criou o curso de Especialização de Enfermagem em Oncologia e Hematologia Pediátrica. Coordenado pela Profa. Amparito Castro, alia teoria e prática do Instituto da Criança (ICr HCFMUSP), referência nacional em saúde infantil. 

“Os profissionais que atuam nessa área precisam desenvolver habilidades cognitivas, práticas e analíticas de reflexão sobre os procedimentos de enfermagem na assistência integral à faixa pediátrica e seus familiares”, menciona a Dra. Amparito.

 

O vídeo Como se especializar em Oncologia Pediátrica foi divulgado no canal do HCX no Youtube. Interessados no curso de pós-graduação têm até o dia 12 de agosto para se inscrever no site do HCX Fmusp.