Enfermagem Pediátrica e o tratamento do câncer Infantil

Enfermeira abraçando paciente infantil

Quase 8 mil casos de câncer infantojuvenil devem ser diagnosticados para cada ano do triênio, de 2023 a 2025, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os números geram preocupação e também mostram a importância de ter profissionais de saúde cada vez mais qualificados. Um desafio e tanto para várias áreas, como a da Enfermagem Pediátrica.  

Quem atua na Oncologia Infantil lida diariamente com uma série de doenças complexas, resultado da proliferação descontrolada de células anormais. Nas crianças e adolescentes, esse crescimento geralmente afeta o sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Os tumores mais comuns são as leucemias e os que atingem os sistemas nervoso e linfático. 

Segundo o Ministério da Saúde, a doença é a principal responsável por mortes de crianças e adolescentes de zero a 19 anos, depois de causas externas, como a violência. A boa notícia é que, se diagnosticado de forma precoce e tratado, as chances de cura chegam a 80%.

Qual papel da Enfermagem na Oncologia Infantil?

Quem atua nessa área tem uma grande importância na vida das crianças, jovens e todos à sua volta. Uma missão que vai muito além da assistência e do cuidado.  “Diante do diagnóstico de uma doença como o câncer, geralmente a família se desorganiza, alterando a rotina e a dinâmica. O sofrimento e as expectativas diversas modificam suas vidas, necessitando de acolhimento e um olhar humanizado pela equipe de enfermagem”, afirma a enfermeira pediátrica do Instituto da Criança e do Adolescente (ICr), Dra. Amparito Castro.

São muitas as competências necessárias para ser um bom profissional de Enfermagem na Oncologia Infantil. É preciso ter conhecimento atualizado sobre o câncer e a pediatria, além de possuir uma série de soft skills, ou seja, habilidades interpessoais como criatividade, suporte emocional e empatia.

Como se especializar em Oncologia Infantil

Fazer parte da equipe de Enfermagem na Oncologia Infantil é se preparar para uma rotina de aprendizado diário, respeito e cuidado com o ser humano. Afinal, o profissional está junto do paciente e familiares em todas as etapas da doença, do diagnóstico até o tratamento e a reinserção social.

Um dos melhores caminhos para quem deseja atuar com excelência na área é fazer uma especialização. “Ao realizar a pós-graduação de Enfermagem em Oncologia e Hematologia Pediátrica, o enfermeiro busca um cuidado especializado e humanizado aperfeiçoando a comunicação efetiva entre pais, pacientes e equipe multiprofissional. Assim, o enfermeiro estará qualificado e capacitado para realizar uma intervenção competente, tecnicamente mais eficaz, ética e holística”, destaca Amparito Castro, que também é coordenadora do curso de Enfermagem em Oncologia e Hematologia Pediátrica do Hospital das Clínicas. 

A especialização no Instituto da Criança do HCFMUSP, referência nacional em saúde infantil, e HCX Fmusp, alia teoria e prática de excelência. Uma escolha certa para quem deseja fazer a diferença no cuidado de crianças e adolescentes