Especialista em pediatria: saiba tudo sobre este profissional 

pediatria

Pediatria é a segunda especialidade médica com maior número de registros de especialistas no país, com mais de 48 mil profissionais, segundo a Demografia Médica no Brasil de 2023. Mas, afinal, o que esperar dessa área, qual a rotina do profissional e locais de atuação? Confira neste blog especial.

O que é pediatria? 

Uma especialidade médica que se dedica ao cuidado e conhecimento relacionado à criança e ao adolescente; ou seja, a faixa etária abrange até 17 anos, 11 meses e 29 dias. A área surgiu há pouco mais de dois séculos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

“O profissional estuda todo o desenvolvimento da criança, cuidados de puericultura e doenças gerais que acometem a faixa etária”, explica o Dr. Werther Brunow de Carvalho, professor titular da área de Terapia Intensiva e Neonatologia do Instituto da Criança e do Adolescente. Ele completa: “O principal conselho para quem deseja atuar na área é gostar de criança e do cuidado que frequentemente esta necessita para seu bem-estar”.

A pediatria também é composta por subespecialidades médicas, como Neonatologia, Pediatria Clínica, Fisioterapia Respiratória, além de pneumologia, endocrinologia, genética, gastroenterologia, hematologia, entre outras. 

Como é a rotina do especialista em pediatria?

A SBP detalha que as atribuições do pediatra passam desde os cuidados gerais de saúde, até o suporte ao aleitamento materno, incentivo à vacinação, prevenção de acidentes, tratamento da obesidade, atenção aos sintomas da violência, além de defesa de políticas e ações do Governo com foco na população pediátrica.  

“A rotina é muito variável, podendo o pediatra trabalhar no cuidado da família, em unidades básicas de saúde, em unidades hospitalares ou mesmo com atendimento privado”, pontua o Dr. Werther.

‌Como se tornar um especialista em Pediatria?

“É necessário fazer a residência em pediatria e prestar concurso para a obtenção do título de pediatra, conferido pela SBP”, destaca o profissional. É importante estar atento às “semi-residências”. A SBP adverte que existem locais que oferecem carga horária inferior, gerando “formação inadequada e insuficiente” para o atendimento de qualidade. 

É possível ainda realizar a Especialização em Pediatria Clínica – uma formação atualizada que destaca o profissional no mercado de trabalho, contribuindo para um melhor posicionamento em sua carreira médica.

A especialização qualifica o profissional para o atendimento pediátrico adequado em diversos níveis, abrangendo desde a atenção primária até a terciária (casos mais complexos, que exigem atendimento ambulatorial ou hospitalar).

Em suma, a especialidade de pediatria se revela essencial para o cuidado de crianças e adolescentes. Atuar na área requer paixão, olhar atento e dedicação ao desenvolvimento saudável das novas gerações.