Engenharia Clínica: o que é e como se especializar na área?

Engenharia Clínica sendo aplicado por profisssional na manutenção de equipamento

Engenharia Clínica é uma área originada da Engenharia Biomédica, responsável pela gestão do parque tecnológico das unidades de saúde. 

Seu escopo abrange desde garantir a disponibilidade até o adequado funcionamento e utilização dos equipamentos médicos. Outras obrigações passam pela seleção e recomendação de tecnologias, além da instalação e manutenções preventivas e corretivas. 

“A demanda por profissionais qualificados nessa área é crescente, acompanhando a tendência de uma saúde cada vez mais tecnológica, que caminha para uma autêntica transformação digital”, avalia o engenheiro Antonio José Pereira, CEO do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. 

Atuação do engenheiro clínico 

A atuação da Engenharia Clínica desempenha um papel fundamental na área da saúde, uma vez que é essencial prevenir falhas ou disfunções nos equipamentos, especialmente durante procedimentos críticos, como cirurgias. 

É comum que os engenheiros clínicos realizem plantões no centro cirúrgico, acompanhando o procedimento e agindo rapidamente em caso de qualquer falha técnica.

Uma UTI, por exemplo, é formada tanto por médicos e multiprofissionais, como por toda uma equipe de Engenharia Clínica – que contribui para a segurança dos profissionais de saúde e pacientes.

A gestão do ciclo de vida dos equipamentos médicos é essencial para garantir o melhor atendimento aos pacientes, além de evitar prejuízos ao hospital, como quebras evitáveis de equipamentos.

É fundamental também garantir a atualização de softwares, calibrar equipamentos, programar manutenções preventivas e avaliar a obsolescência dos equipamentos. 

“O engenheiro clínico pode atuar de maneira fixa em uma instituição de saúde ou optar por prestar consultoria personalizada. Além disso, suas habilidades são aplicáveis em diversos setores, incluindo trabalho em empresas de certificação de qualidade, instituições de ensino superior e centros de pesquisa”, pontua o especialista. 

A Engenharia Clínica no HCFMUSP

A Engenharia Clínica é fundamental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). “No complexo hospitalar, são mais de 600 mil m² de área construída, mais de 2,7 mil leitos, onde embarcam aproximadamente mais de 40 mil equipamentos eletromédicos ou equipamentos hospitalares”, pondera Antonio José Pereira.

Quem pode atuar como engenheiro clínico?

Embora seja possível obter uma vaga com formação correlata, as instituições de destaque têm se mostrado mais criteriosas em suas seleções, priorizando candidatos com formação específica. Por isso, investir na formação aprofundada é fundamental. 

Segundo o Vagas.com, a média salarial para Engenheiro Clínico no país é de R$ 7.504. O valor pode ser ainda maior dependendo da instituição e nível de conhecimento do profissional.

Como se especializar em Engenharia Clínica 

Em uma especialização em Engenharia Clínica, é possível adquirir conhecimentos específicos para lidar com os desafios dinâmicos dessa área. Além disso, a formação garante reconhecimento do mercado de trabalho, com posições de destaque. 

O HCX Fmusp promove o MBA em Engenharia Clínica, desenvolvido pelos melhores profissionais do Hospital das Clínicas (HCFMUSP) e do mercado. 

A formação foi concebida considerando os cenários e desafios do setor, e auxilia o profissional a aperfeiçoar o processo decisório e implantar práticas de gestão transformadoras.

Acesse a página do MBA em Engenharia Clínica e saiba mais!