Psiquiatria: rotina, mercado de trabalho e desafios

Psiquiatria na prática - homem sentado no consultório da psiquiatra e falando sobre problemas

A psiquiatria, especialidade médica dedicada ao diagnóstico, tratamento e prevenção de transtornos mentais, tem grande relevância no Brasil. Segundo estimativas, uma em cada quatro pessoas enfrentará algum transtorno mental ao longo da vida. 

Dados sobre transtorno mental, da Organização Pan-Americana de Saúde, também revelam um cenário de alerta. Em países de baixa e média renda, entre 76% e 85% dos pacientes com transtorno mental não têm acesso a tratamento. Nos países de alta renda, esse mesmo número fica entre 35% e 50%. 

Por ter uma alta demanda e tendência mundial, a profissão de psiquiatra está em alta.  “Para aspirantes a psiquiatras, a jornada começa com um profundo comprometimento com a compreensão da mente humana e seus complexos desafios”, explica o Dr. Daniel Martins de Barros, psiquiatra e professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

Quais são as áreas da Psiquiatria?

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) reconhece atualmente quatro especialidades, sendo elas:

Além dessas áreas reconhecidas, há áreas de atuação mais específicas dentro da especialidade, como dependência química e transtornos de personalidade

Como é a rotina do profissional?

O dia a dia do psiquiatra é diversificado, envolvendo avaliação clínica, diagnóstico e tratamento de transtornos mentais. 

“O trabalho frequentemente combina consultas individuais, gestão de medicações, terapias e, em alguns casos, procedimentos como a eletroconvulsoterapia. Além disso, psiquiatras podem se envolver em pesquisa e educação”, explica o Dr. Daniel.

Os locais de atuação vão de hospitais e clínicas privadas a instituições de ensino e pesquisa. “Além disso, há um campo crescente em telepsiquiatria, ampliando o acesso a pacientes em áreas remotas”, destaca o especialista. 

Como se tornar um psiquiatra?

Para se tornar especialista em psiquiatria, é necessário ter o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), que é concedido após a conclusão da residência médica ou mediante aprovação em prova de título da especialidade. Essa exigência se aplica a profissionais já formados em Medicina. 

As habilidades técnicas não são as únicas essenciais para atuar na área. “Para aqueles que buscam uma carreira na psiquiatria, é essencial um compromisso contínuo com a empatia, a educação e a resiliência. Esta especialidade oferece uma oportunidade única de fazer uma diferença significativa na vida das pessoas, trabalhando na fronteira entre a medicina e a psicologia”, alerta o Dr. Daniel. 

Especialização em Psiquiatria

A formação especializada é fundamental para se destacar na psiquiatria – uma área em ascensão. 

O HCX Fmusp proporciona diversas oportunidades de aprendizado, ministradas por renomados especialistas. As formações abrangem tanto aulas teóricas quanto práticas, oferecendo o que há de mais atualizado no mercado de trabalho.

Acesse a página de cursos de psiquiatria e confira!