Neurocirurgia: o que é, especialização na área e avanços tecnológicos

Um neurocirurgião segurando um modelo de cérebro humano e apontando para ressonância magnética cerebral

O neurocirurgião é o especialista dedicado ao tratamento cirúrgico de doenças que afetam o sistema nervoso central e periférico, como o cérebro, a coluna vertebral, a medula espinhal e os nervos. 

“É uma especialidade que trata, por exemplo, traumas na cabeça e coluna, tumores e aneurismas. Todas essas doenças que necessitam de tratamentos cirúrgicos são de responsabilidade dos neurocirurgiões”, explica o Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr., Reitor da USP e Professor Titular da Disciplina de Neurocirurgia da FMUSP.

Como funciona o diagnóstico em neurocirurgia?

O neurocirurgião utiliza uma variedade de recursos para fazer o diagnóstico, incluindo o histórico médico (anamnese) e exames físicos e de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.  

Nos exames físicos, são avaliados funções motoras, sensibilidade e reflexo. Já nos de imagem, é possível identificar tumores, aneurismas, sangramentos e outras condições. 

Em situações que demandam intervenção cirúrgica, uma equipe multidisciplinar avalia o paciente. Isso inclui protocolos como uma avaliação cardiológica pré-operatória e o planejamento do paciente para o procedimento. 

Neurocirurgia e avanços tecnológicos

A tendência é que o neurocirurgião tenha cada vez mais acesso a inovações, de acordo com o artigo da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. São algumas possibilidades de áreas de inovações: 

  1. Diagnóstico e monitoramento aprimorados
  2. Cirurgia minimamente invasiva e robótica
  3. Terapia genética e engenharia neural
  4. Interface cérebro-máquina 
  5. Uso da inteligência artificial

O texto também menciona inovações como a ressonância magnética funcional de alta resolução e a espectroscopia cerebral, bem como tecnologias com inteligência artificial que auxiliam a interpretar exames de imagem.

O que é preciso para se formar em neurocirurgia?

“A formação do neurocirurgião é longa; você precisa fazer a faculdade de Medicina, depois a residência médica, e, muitas vezes, uma especialização”, avalia o Prof. Dr. Carlos Gilberto.

A residência em neurocirurgia, por exemplo, pode ultrapassar cinco anos. Diante desse cenário, a área enfrenta uma carência de profissionais, conforme dados da Demografia Médica 2023, que apontam apenas 4.145 neurocirurgiões titulados (0,8% dos médicos brasileiros).

Curso de Neurocirurgia recebe professor de Harvard 

Atentos à necessidade de aperfeiçoamento na área, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e a FMUSP estão promovendo o “1º Curso de Atualização em Neurocirurgia da USP – 2024”. A formação, 100% presencial, está prevista para acontecer entre os dias 21 e 25 de fevereiro.

“O curso conta com a presença de convidado internacional e curso de hands on para estudar anatomia cerebral e as principais patologias tratadas pelo neurocirurgião. Recomendo que os interessados olhem a programação deste curso e venham a São Paulo acompanhar”, convida o Prof. Dr. Carlos Gilberto.

O convidado especial do evento é o Prof. Dr. Ossama-Al-Mefty, professor e diretor de Cirurgia da Base do Crânio do Departamento de Neurocirurgia do Brigham and Women’s Hospital: Escola Médica de Harvard.

Residentes do HCFMUSP e externos têm 50% de desconto na inscrição. Acesse a página do Curso de Atualização em Neurocirurgia da USP e saiba mais!