A importância da nutrição oncológica para os pacientes

Especialização de Nutrição em Dificuldades Alimentares

As especializações na área da saúde abrangem diferentes campos de atuação. Na nutrição, um dos ramos especializados é a nutrição oncológica, diretamente ligada à oncologia, ciência voltada para o cuidado de pessoas diagnosticadas com câncer. Este é um campo de extrema importância, embora nem todos estejam familiarizados com ele.

Durante a luta contra o câncer, existem outros recursos além dos tratamentos convencionais que incluem medicações e radioterapia. Entre eles, destaca-se a alimentação, que pode auxiliar o paciente a se fortalecer e a lidar com os efeitos colaterais do tratamento, que normalmente são agressivos para o corpo.

O papel da nutrição oncológica

A nutrição oncológica desempenha um papel fundamental, fornecendo intervenções e orientações para que o quadro nutricional do paciente se mantenha adequado. Isso é alcançado através do controle dos sintomas e de uma dieta adaptada. “Além disso, precisamos saber que o paciente com câncer já pode apresentar sinais prévios ao tratamento, como a desnutrição, que poderá ser agravada pelos efeitos colaterais”, pontua a Profª. Dra. Maria Manuela de Almeida, gerente do Serviço de Nutrição e Dietética do Icesp.

Antes do tratamento, o profissional orientará quanto à alimentação saudável, preparando o paciente para quando os protocolos forem definidos. Já após o tratamento, a nutrição segue com a mesma base, que contribuirá para a recuperação do estado nutricional e diminuirá as chances de recidiva da doença – muitas vezes, nestes casos, ela promove mudanças nos hábitos alimentares que resultam em melhor qualidade de vida. “Nessa fase, o nutricionista adapta a alimentação de acordo com os hábitos, aceitação e sintomas que o paciente apresenta, mas sempre com foco na alimentação saudável”, comenta a Dra. Gislaine Ozório, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Icesp.

Três etapas da nutrição oncológica

O tratamento oncológico faz com que os pacientes sintam alteração no apetite e no sistema digestivo como um todo, tendo náuseas, vômitos e diarreias. Desse modo, a nutrição oncológica entra com um processo que é dividido em três etapas.

  • 1ª: chamada de avaliação nutricional, em que o nutricionista examina todas as mudanças do paciente, explorando o histórico clínico, alimentar e psicossocial. Essas informações são obtidas por meio de questionários que abordam não apenas a alimentação, mas também aspectos relacionados à fisiologia e até mesmo ao bem-estar.

  • 2ª:  é a intervenção, em que se cria um plano de cuidados personalizado, que contém as diretrizes e a prescrição de uma dieta totalmente adaptada ao tipo de tratamento e à condição clínica.

  • 3ª etapa: monitoramento, em que o nutricionista acompanha de perto o paciente e seus progressos. Esse acompanhamento ocorre por meio de uma avaliação regular, na qual será decidido se a dieta deve ser mantida ou se o plano de cuidados precisa ser ajustado para obter melhores resultados.

Desnutrição no paciente com câncer

Dependendo do tipo e da localização do tumor, assim como o tratamento escolhido, a desnutrição ainda é um risco. Ela compromete a capacidade de tolerar o tratamento e o torna mais suscetível a infecções. Caso a alimentação oral não seja suficiente para atender as demandas nutricionais do paciente, o nutricionista poderá indicar uma suplementação (caseira ou industrializada) para complementar as necessidades, ricas em carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais.

Em alguns casos, será necessário optar pela via sonda enteral, de forma temporária; em outros, também se pode optar pela via parenteral: “Todas essas alternativas têm como objetivo prevenir, manter ou reverter a desnutrição, que está presente em grande parte dos pacientes com câncer”, esclarece a Dra. Gislaine.

Nutrição Hospitalar com ênfase em Oncologia

O HCX, oferece o curso de Pós-graduação em Nutrição Oncológica, coordenado pelas Dras. Manuela e Gislaine, com o objetivo de capacitar o aluno para atender pacientes que podem apresentar estado nutricional debilitado devido à doença e ao tratamento, formando nutricionistas especializados.

No curso, o profissional terá a oportunidade de vivenciar a excelência do Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), um dos melhores hospitais especializados do mundo e que faz parte do complexo HCFMUSP. Ele sairá  mais capacitado para o acompanhamento nutricional específico em adaptações dietoterápicas e controle de sintomas, além de evitar interrupções no tratamento e piora no estado nutricional de pacientes oncológicos.  

Segundo a Dra. Manuela, “a especialização promoverá mais conhecimento da área, dando segurança ao profissional durante o atendimento. Além disso, contribuirá para uma melhora na assertividade no diagnóstico e na conduta nutricional, fazendo disso seu grande diferencial”.

Para mais informações, acesse a página da especialização.