O que é a radiologia forense?

radiologia forense

A radiologia é uma área da medicina que aplica técnicas de radiodiagnóstico em diferentes campos, como radiologia médica, veterinária, odontológica e industrial. No contexto forense, ela desempenha um papel crucial na análise de evidências radiológicas em casos criminais e médico-legais. Ela auxilia na identificação de lesões, traumas e outras informações relevantes para a investigação.

O papel da radiologia forense e seu campo de atuação

Quando se fala em profissões forenses, logo vem à mente seriados policiais e filmes de suspense que entregam um núcleo totalmente voltado à investigação de um crime. Os profissionais que optam pelo caminho da área investigativa e das Ciências Mortuárias encontram diversas opções de carreiras – entre elas, a radiologia forense.

Radiologia forense na prática

A radiologia forense é utilizada na investigação de crimes de duas maneiras principais. Primeiramente, ela é aplicada nos exames ante-mortem para identificar possíveis agressões físicas e violências sofridas por grupos vulneráveis, como crianças, mulheres e idosos. Com ela, é possível obter imagens precisas que auxiliam na detecção e documentação de lesões, fornecendo provas essenciais para a investigação criminal. Em segundo lugar, a radiologia forense é usada na identificação de armas ou substâncias ilícitas em território nacional, através de técnicas radiológicas não invasivas.

Para que isso seja possível, os profissionais utilizam uma combinação de elementos externos e internos para lidar com essas situações. “Externamente, são utilizadas técnicas como fotogrametria e estereofotogrametria para classificar, medir e documentar lesões. A fotogrametria é a ciência que estuda as medidas de superfícies por meio de fotografias, sejam elas aéreas ou terrestres. Já a estereofotogrametria permite transformar essas fotografias em imagens tridimensionais (3D)”, explica o Prof. Wendell da Luz, perito judicial.

Já para os exames internos, são utilizados equipamentos de imagem como a tomografia computadorizada, ressonância magnética e a reconstrução tridimensional do corpo, chamada de virtópsia.

Outras aplicações da radiologia forense

As aplicações da radiologia forense vão além da investigação criminal e abrangem diferentes áreas do direito, como o civil e o trabalhista. Algumas das atividades periciais realizadas nessas áreas são:

  • Direito Civil: realização de perícias relacionadas a danos morais, materiais e estéticos decorrentes de procedimentos diagnósticos ou terapêuticos utilizando radiações ionizantes ou não ionizantes. Além disso, tem a elaboração de pareceres técnicos sobre critérios jurídico-administrativos na criação de clínicas e hospitais com equipamentos de radiação ionizante.

  • Direito Penal: colaboração em relatórios médicos sobre a causa mortis, sugestão sobre o melhor método de imagem para classificar e quantificar lesões em pessoas vivas, laudos e pareceres sobre desvio e extravio de materiais radioativos, laudos técnicos para comprovação de exames realizados, parecer técnico de identificação cadavérica utilizando radiologia odontológica, entre outros.

  • Direito Trabalhista: contribuição na determinação da relação de causa e efeito entre doses ocupacionais e danos biológicos decorrentes de radiações ionizantes, levantamento dosimétrico para fins periciais, elaboração de pareceres sobre a estrutura de serviços de diagnóstico por imagem, relatório correspondente para aplicação de porcentagem de insalubridade em áreas com radiação comprovada, entre outros.

  • Direito Previdenciário: elaboração de laudos para fundamentação do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), análise e parecer técnico sobre risco ocupacional em ambiente de trabalho utilizando exames de tórax, parecer técnico sobre técnicas adequadas para o entendimento de incapacidade.

  • Direito Ambiental: contribuição em relatórios de análise de fauna ou flora contaminada por radiação ionizante, identificação de isótopos radioativos utilizados criminosamente em plantações e criação de animais, análise de radionuclídeos ou outras formas de radiação ionizante ou não ionizante para datação de insumos utilizados na indústria, identificação de contaminação por derramamento de petróleo em mares e rios por meio de resíduos radioativos, entre outros.

  • Direito Administrativo: cooperação no levantamento de prestação de contas na gestão de serviços hospitalares relacionados a setores de imagem, gerenciamento de insumos adquiridos pelo Estado para manutenção de serviços de radiodiagnóstico e radioterapia, criação de relatórios técnicos gerenciais sobre limpeza e conservação de equipamentos de radiodiagnóstico e radioterapia em licitações abertas pelo Governo, parecer técnico de autorização de funcionamento provisório de equipamentos de radiologia em ambiente clínico, parecer técnico para responder a instituições fiscalizadoras, entre outros.

Quanto ganha um profissional de radiologia forense

O mercado para os profissionais de radiologia forense está aquecido e em crescimento, especialmente no ramo privado. Na esfera pública, cada vez mais as polícias estão apresentando editais que contemplam a contratação desses profissionais como Auxiliares Técnicos Forenses em Radiologia.

“Os salários podem variar dependendo da área de atuação. No setor público, eles variam de acordo com o Estado, geralmente indo de R$ 2 a 4 mil. No setor privado, os valores podem variar de R$ 1 a 10 mil, dependendo do número de perícias realizadas no mês e da disponibilidade e disciplina do profissional”, explica o perito.

Como se tornar um profissional de radiologia forense

Para ingressar na área, existem duas formas. A primeira é por meio de provas e títulos, destinada a profissionais de nível superior. Após a aprovação, ele é denominado perito criminal. A segunda maneira é por meio do registro em tribunais ou bancos de peritos, em que o profissional atuará como perito judicial.

O profissional da radiologia forense precisa conhecer os objetivos, contidos na lei, com compreensões técnicas e científicas. “É necessária também a uma formação multidisciplinar, e ter habilidades e características subjetivas necessárias a todo e qualquer perito”, finaliza Wendell.

Curso de Radiologia Forense

A EEP do HCFMUSP oferece o curso de Radiologia Forense, que tem como foco identificar os melhores métodos de exame de acordo com os fenômenos cadavéricos, e a compreensão das diversas técnicas de investigação da matéria por meio da radiação ionizante.

Para participar, é necessário ser técnico ou tecnólogo em radiologia ou estudante do curso desta área, além de ter mais de 18 anos. As inscrições estão abertas. Clique aqui para mais informações.