Residência Multiprofissional 2023: todos os detalhes do programa do HCFMUSP

O caminho da aquisição de excelência dos profissionais da área da saúde é longo e cheio de etapas. Para que eles se tornem cada vez mais capacitados, uma das fases de maior importância é a residência, que constitui um programa prático de pós-graduação, orientado por especialistas atuantes.

No mês de março, mais de 100 novos participantes da Residência Multiprofissional 2023 iniciaram a sua jornada no HCFMUSP. Eles fazem parte dos 10 programas credenciados com diversas áreas profissionais da saúde. São eles:

  • Hospitalar e Redes de Atenção à Saúde
  • Gestão Integrada de Serviços de Saúde
  • Atenção Oncológica ao Adulto
  • Enfermagem em Cardiologia e Pneumologia
  • Saúde – Urgência e Trauma
  • Saúde no Cuidado ao Paciente Nefropata
  • Saúde no Cuidado ao Paciente Crítico
  • Área Profissional da Saúde – Nutrição Clínica
  • Atenção Clínica Especializada em Pediatria com ênfase em Cardiopulmonar 
  • Atenção Clínica Especializada em Neonatologia

O Hospital das Clínicas oferece os programas desde 2016, com o objetivo de capacitar profissionais de uma área específica da saúde ou de uma equipe multiprofissional. Autorizados pelo Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação, a Residência do HC tem repercussão nacional e conta com o apoio de bolsas para possibilitar que o residente frequente as atividades atendendo a carga horária preconizada.

Comissão responsável pela Residência Multiprofissional

De impacto extremamente significativo na formação profissional, todos os programas são coordenados pela Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU-HC). A COREMU é responsável por encaminhar as propostas dos programas aos ministérios. “Além da gestão administrativa do ensino, a COREMU também contribui para a execução ou proposta de adequação do cenário pedagógico”, pontua a Dra. Clarice Tanaka, coordenadora da COREMU-HC.

A COREMU presta apoio direto para organização do eixo comum transversal de forma unificada para todos os programas – a partir disso, cada programa desenvolve seus eixos específicos e técnicos. A princípio, as instituições proponentes dos programas de residência eram reservadas às instituições de Ensino Superior, por meio da sua COREMU. Com a possibilidade das instituições executantes serem também as proponentes, os hospitais de ensino, como o HC, expandiram o seu espaço de capacitação profissional na categoria de residência profissional com grande contribuição para a capacitação de equipes de saúde, principalmente nas especialidades prioritárias do SUS.

Como é a prova da Residência?

A prova de Residência Multiprofissional é aberta para profissionais com graduação completa, com situação legal no Conselho Profissional Regional, e que se enquadram no escopo das áreas profissionais que cada programa oferece.

Com o crescimento do número de participantes interessados nas áreas profissionais envolvidas, todo o processo seletivo é organizado e implementado pela Fundação VUNESP, que libera o edital e todas as datas do processo. O meio de ingresso é através de uma prova de base teórica. 

Por se tratar de alta complexidade e com pacientes críticos, o escopo técnico dos programas da Residência Multiprofissional 2023 é bastante forte. Entretanto, nossos programas têm um outro diferencial caracterizado por nossas parcerias com os demais níveis de atenção e com áreas da gestão corporativa da saúde, como as áreas administrativas da Secretaria da Saúde, por exemplo.

“Nosso cenário do HC é de pacientes de alta complexidade, entretanto, os programas de residência buscam complementar as políticas públicas específicas do SUS, para o atendimento adequado das necessidades da demanda da área”, esclarece a Dra. Clarice.

É difícil passar na prova de Residência?

Segundo a Dra. Clarice, “a prova tem nível de graduação e é baseada nos programas clássicos do currículo mínimo do MEC para cada área profissional. O estudante deve ter foco durante a preparação para a prova e confiança e calma para querer vencer essa etapa”.

Qual é o valor da bolsa auxílio?

Todo residente tem o direito de receber a bolsa-auxílio, que é descontada do INSS. O Ministério da Saúde aumentou o valor mínimo para R$4.106,09, que passou a valer em janeiro de 2022.

Posso trabalhar durante o programa?

A Residência Multiprofissional exige um regime de dedicação exclusiva. Além disso, de acordo com a Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005, ela deve ser realizada sob supervisão docente-assistencial, de responsabilidade dos setores da educação e da saúde, juntos.

O que fazer depois da Residência Multiprofissional 2023?

Um profissional com tal capacitação está apto a enfrentar desafios do mercado, seja na carreira dos serviços públicos, como hospitais e postos de saúde da rede municipal, estadual ou federal, ou na iniciativa privada, como clínicas e hospitais particulares – as redes de contatos podem ajudar a identificar quais são as oportunidades disponíveis.

Uma oportunidade interessante é a de disseminar conhecimentos e competências adquiridas em seus ambientes de origem, propagando exponencialmente os valores das experiências que agregou durante a residência.

A Residência Multiprofissional 2023 da COREMU-HC é um caminho próspero e que, com certeza, abre portas a todos os futuros especialistas da saúde. Como pontuou a Dra. Clarice, “temos uma grande variedade de estudantes vindo de diversas partes do país. O querer estar conosco é um bom início e abre caminhos largos. Querer é importante – e nós gostamos desse convívio polivalente”.