Importância da Fisioterapia na reabilitação funcional

Fisioterapeuta fazendo Reabilitação funcional em paciente

Seja na recuperação dos membros superiores ou inferiores, neurológica e cardiorrespiratória, a fisioterapia tem um papel de extrema importância para a reabilitação funcional do paciente. Durante a pandemia de covid-19, a especialidade também se mostrou útil para ajudar na recuperação dos pacientes acometidos pelo vírus.

Lesões causadas durante a prática de esportes, ocasionadas por algum trauma e até atividades repetitivas podem fazer com que o paciente venha a ter dificuldade de realizar pequenas atividades diárias – é aí que a reabilitação funcional entra em ação para devolver os movimentos ao paciente.

“A fisioterapia faz uma avaliação dessa limitação funcional, identifica as causas e atua para que o paciente volte a ter melhor funcionalidade”, explica o coordenador do curso de Especialização de Fisioterapia em Reabilitação Funcional das Disfunções Musculoesqueléticas, Prof. Dr. Cássio Marinho Siqueira.

Fisioterapeuta e Reabilitação Funcional

A diferença entre a fisioterapia tradicional e a reabilitação funcional é que, enquanto a primeira tem foco na patologia e no tratamento de certa condição, a segunda prioriza a reabilitação musculoesquelética, devolvendo funcionalidades ao paciente que tem limitações em tarefas do cotidiano.

“Não temos como objeto de trabalho a patologia; nosso objeto é a funcionalidade, que é o DNA da fisioterapia. Em qualquer âmbito do hospital, desde um paciente de UTI até um atleta que tem um nível de desempenho alto, o nosso olhar é para ela”, afirma Dr. Cássio.

A reabilitação funcional ajuda a devolver os movimentos afetados para o paciente por meio de exercícios e estímulos controlados. Com a melhora da coordenação motora e força, o paciente consegue voltar a fazer as atividades do dia a dia.

Reabilitação funcional em pacientes com covid-19

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) é referência nacional no enfrentamento à pandemia e teve um trabalho muito intenso na fisioterapia com pacientes internados com Covid-19.

“Dentro da UTI, o fisioterapeuta tem papel fundamental no manejo do paciente com dificuldade respiratória grave, desde o gerenciamento da ventilação mecânica, na organização dos parâmetros dos aparelhos, pressão, oxigênio, até na postura que o paciente fica para respirar”, conta Dr. Cássio.

Além de trabalhar a questão funcional, durante as sessões de fisioterapia o paciente caminha pelo quarto e faz algumas atividades, mesmo internado na UTI e com ventilação mecânica. “Quando o paciente sai da UTI, a fisioterapia também atua no paciente pós-covid, e as manifestações são bem diversas: trabalhar o condicionamento físico, repercussões neurológicas, lesões de nervo e equilíbrio”, explica Dr. Cássio. 

Curso de reabilitação funcional

Os pacientes que precisam de tratamento fisioterapêutico podem apresentar vários graus de limitações para executar as tarefas diárias; para isso, além de levar em consideração as patologias, é preciso pensar na reabilitação funcional, centrada na necessidade do indivíduo.

O curso de Especialização de Fisioterapia em Reabilitação Funcional das Disfunções Musculoesqueléticas do HCX faz com que os especialistas tenham um raciocínio mais crítico e assertivo para realizar a reabilitação funcional no paciente. Além disso, os alunos realizam aulas práticas em pacientes do HCFMUSP junto com renomados profissionais da área.