Vertigem na emergência é tema em aula aberta de neurologia

Mulher com Vertigem

Vertigem é um dos motivos que leva o paciente até a emergência neurológica do hospital. No manejo do atendimento, é preciso que o profissional saiba diferenciar a vertigem de repetição da síndrome vestibular aguda (SVA), que pode ter piora progressiva e desencadear consequências graves ao paciente. 

Durante a aula aberta do Curso de Neurologia na Emergência, transmitida no canal do YouTube do HCX Fmsup, a neurologista do HCFMUSP, Dra. Emanuelle Roberta da Silva Aquino, explicou como deve ser o manejo e o diagnóstico correto do paciente, e comentou as principais diferenças entre vertigem de repetição e SVA. 

Qual a diferença entre Vertigem e Tontura?

A vertigem é caracterizada por um episódio único e prolongado, ou pela vertigem recorrente, enquanto a tontura não vertiginosa pode ter causas neurológicas, cardiovasculares, sistêmicas e psiquiátricas. 

“A vertigem é a sensação de ilusão do movimento. A tontura é um termo muito usado pelos pacientes e profissionais da saúde de uma forma geral. Alguns profissionais chegam a considerar a vertigem como um subtipo de tontura”, explica a Dra. Emanuelle Aquino.

Durante o atendimento na emergência neurológica, é preciso saber diferenciar esses casos, já que um episódio único e prolongado de vertigem pode estar associado a um acidente vascular cerebral (AVC) de fossa posterior. 

“A queixa de tontura é comum dentro dos hospitais. A prevalência da condição é de cerca de 17 a 30%. Destes, de 3 a 5% dos casos são motivos para procurar o pronto-socorro, e 15% deles são pacientes com casos graves”, afirma a Dra. Emanuelle.

Nos casos de vertigem recorrente, o paciente pode relatar que os sintomas aparecem mais de uma vez e melhoram depois de algum minutos, ou cerca de duas horas. Já a SVA tem sintomas recorrentes que pioram em cerca de horas ou dias.

Na emergência neurológica, a SVA é mais preocupante, pois pode ter casos periféricos, que são considerados de menor gravidade, ou casos centrais, que podem estar relacionados ao AVC de fossa posterior e levar o paciente a óbito, se não diagnosticado e tratado a tempo.

Curso de Neurologia na Emergência 

O Curso de Neurologia na Emergência do HCX reúne 19 temas mais comuns durante o plantão no pronto-socorro – a vertigem é um deles. As aulas facilitam a tomada de decisão na emergência hospitalar e promovem encontros ao vivo para discussão de casos e esclarecimento de dúvidas com os especialistas que são referência no assunto. 

Acesse o site para conferir a programação completa do curso! A aula aberta na íntegra, está disponível no canal do HCX Fmusp no YouTube.